Renault muda o nome do seu aventureiro urbano, faz com que se
separe da família, e o reposiciona como SUV
A Lei de registros públicos nº 6.015/73 no artigo 56, autoriza qualquer pessoa nascida no território nacional a mudar o nome no primeiro ano após atingir a maioridade civil, ou seja, quando completa 18 anos, desde que não prejudique os apelidos (sobrenomes) de família.
A fabricante de São José dos Pinhais (PR), não esperou o hatch aventureiro urbano chegar à maioridade e suprimiu o nome do meio. Na linha 2020, o Renault Sandero Stepway passou a se chamar Renault Stepway. E não foi só isso, o elevou à categoria de SUV, veículo utilitário esportivo.completa 18 anos, desde que não prejudique os apelidos (sobrenomes) de família.
Desde que foi lançado em 2009, o modelo chama mais a atenção que o Sandero por causa do visual e suspensão elevada. Aliás, esta elevação, somada ao ângulo de ataque e saída, é o que fez a Renault reivindicar o lugar entre os SUVs, mas não são todas as versões que podem ter este privilégio. Só a com o câmbio manual se encaixa nesta categoria, pois a altura livre do solo é de 185 mm (atende os requisitos do Inmetro), enquanto o com trocas auto- máticas tem 145 mm.
Apesar de chamá-lo de SUV, na linha 2020 a fabricante francesa não mudou a plataforma do carro, colocou um novo para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina na cor prata. As lanternas são em LED, com máscara preta e assinatura específica do modelo. Na traseira, as lanternas cresceram, agora invadem a tampa do porta-malas e o para-choque continua com os refletores nas extremidades.
Esta separação do Sandero ficou mais evi- dente com a divulgação das versões especifi- cas para o Stepway. A topo de linha é a Iconic com preço sugerido de R$ 73.090. Entre os equipamentos de série, ganhou dois airbags laterais, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, reforços estruturais na carroceria, multimídia Media Evolution (exceto no Stepway Zen) com- patível com Android Auto e Apple Carplay. Os comandos dos vidros elétricos passaram todos para a porta do motorista.
A versão Iconic traz também controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, controlador e limitador de velocidade, rodas de liga leve 16-polegadas bi- tom diamantadas. O motor SCe 1.6 4-cilindros entrega 118 cv (E)/115 cv (G) a 5.500 rpm e 16 kgfm de torque com ambos os combustíveis a 4.000 rpm. E a novidade, o câmbio CVT X-Tronic, o mesmo utilizado no Duster, Captur e Nissan Kicks. Sim, Nissan Kicks, e o CVT da geração anterior está no Nissan March. Não vamos esquecer que Renault e a Nissan integram uma aliança e compartilham componentes.
Desempenho melhorado
Nos testes realizados na pista da ZF, o Stepway Iconic acelerou de 0 a 60 km/h em 5s0, no espaço de 47,2 m. A referência anterior é do Sandero Stepway de 2012 com motor 1.6 16v e câmbio automático de quatro marchas, ele gastou 6s3 e a distância para chegar a esta velocidade foi de 61,1 m. Saindo do zero até atingir 100 km/h, o Stepway 2020 gastou 12s0 (206,3 m), enquanto que o de 2012 fez o per- curso em 14s6 (249,0 m).
Interior agradável, bancos em couro dois tons, comandos intuitivos, volante de boa empunhadura, são algumas das qualidades do modelo Renault. Em termos de dirigibilidade, o carro cumpre o prometido. A suspensão eleva- da, e bem calibrada, protege os ocupantes dos desconfortos ao passar por valetas e lombadas. Não tem arranque rápido, afinal este carro não é para isso, desenvolve velocidade de maneira constante, e apesar da elevada suspensão, ao ser exigida em uma curva oferece estabilidade.
O fato de não mudarem a plataforma manteve o elogiado, pelos consumidores, espaço in- terno, sua distância entre-eixos é de 2.590 mm. No total ele mede 4.070 mm de comprimento, a largura é de 1.730 mm, a altura de 1.630 mm e o porta-malas tem capacidade volumétrica de 320 litros.