Importada da Hungria, segunda geração do utilitário esportivo
está maior e mais refinada
O investimento maciço em SUVs é estratégia-chave não só para os fabricantes chamados “generalistas”, mas também para o segmento premium. Não por acaso, os utilitários esportivos estão entre os principais lançamentos da Audi para este ano. O primeiro a puxar a fila é a nova geração do Q3, que chega às concessionárias este mês – na sequência virão o elétrico e-tron (maio) e o Q7 reestilizado (segundo semestre).
O ganho em dimensões traduz-se em maior espaço interno para ocupantes e bagagens – no porta-malas, a capacidade cresceu 70 litros, chegando a bons 530 l. E ele pode ficar maior com a ajuda dos bancos traseiros corrediços, que vêm de série em todas as versões. O lado negativo do porte maior é que o Q3 ficou 175 kg mais pesado – passou de 1.405 kg para 1.580 kg (em ordem de marcha).
Apesar do torque máximo surgir a apenas 1.500 rpm, o desempenho em acelerações e retomadas não chega a empolgar. A “culpa” é da relação peso-potência desfavorável na comparação com o antecessor: são 10,5 kg/cv no novo Q3, ante 9,4 kg/cv no antigo. Dados de fábrica indicam aceleração de zero a 100 km/h em 9s3 e velocidade máxima de 207 km/h. Mesmo com tração sempre dianteira e pneus 100% asfalto, o Q3 surpreendeu pela facilidade com que venceu os trechos de terra do test-drive.
A renovação do Q3 deve fazê-lo assumir novamente a ponta como SUV mais vendido da Audi, posto ocupado atualmente pelo Q5. Fora “de casa”, entretanto, a concorrência será mais forte, com a artilharia dos mais potentes Lexus UX 250h (181 cv), Volvo XC40 (190 cv) e BMW X1 (192 ou 231 cv), além da segunda geração do Mercedes-Benz GLA, prevista para estrear por aqui até o fim do ano. A carta na manga da Audi, entretanto, será a oferta do motor 2.0 TFSI (com opções de 190 cv e 230 cv) e da tração quattro, conjunto que dará nova alma ao menor SUV da marca no Brasil.
Versões e equipamentos
A segunda geração do Q3 estreia no Brasil em três versões: Prestige (R$ 179.990), Prestige Plus (R$ 189.990) e Black (R$ 209.990). O acabamento de entrada traz de série seis airbags, sensores de chuva e crepuscular, rodas de 17 polegadas, bancos em couro sintético, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, central multimídia MMI, faróis em LED e câmera de ré.
A intermediária Prestige Plus acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, chave presencial, botão de partida do motor, pacote de luzes ambiente, porta-malas com abertura e fechamento sem o uso das mãos, retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis full LED, lanternas em LED com luzes dinâmicas e rodas de 18 polegadas. O teto solar elétrico é o único opcional, por R$ 8.000 extras.
Fotos | Divulgação/Audi