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VW revela os SUVs elétricos ID.5 e ID.5 GTX

Volkswagen ID.5 GTX e ID.5 Pro Performance

Com estilo de SUV cupê, linha ID.5 terá três níveis de potência e até 520 km de autonomia

 

A Volkswagen revelou, na Europa, o SUV cupê elétrico ID.5. Derivado do ID.4 (que já está no Brasil para estudos) e ainda sem preço anunciado, o modelo chegará ao mercado global em 2022 com até 520 km de autonomia. Além das versões convencionais, o ID.5 já estreia na variante esportiva GTX, de 299 cv de potência.

Construído na plataforma modular MEB, exclusiva para elétricos do Grupo Volkswagen, o ID.5 possui 4,60 metros de comprimento e 2,77 metros de distância entre eixos. O porta-malas tem capacidade para 549 litros, podendo chegar a 1.561 litros com o banco traseiro rebatido. 

O novo ID.5 segue a filosofia visual de outros elétricos da Volkswagen, com linha de cintura elevada, rodas grandes (de até 21 polegadas), grade iluminada e lanternas interligadas. Em relação ao ID.4, o novo modelo traz os mesmos faróis, mas recebe para-choque dianteiro com maior entrada de ar (ainda que parcialmente fechada). 

O destaque do modelo é a queda da linha do teto mais acentuada, ao estilo de outros SUVs cupês. Com isso, o defletor no alto da tampa do porta-malas foi transformado em um aerofólio abaixo do vidro e o limpador foi suprimido. O ambiente interno segue o mesmo do ID.4, com central multimídia com tela flutuante de 12 polegadas e conexão 4G nativa. Os pedais de freio e acelerador trazem os símbolos de pause e play, como no ID.3.

O ID.5 será oferecido em três níveis de potência. A configuração de entrada (Pro) traz motor elétrico de 174 cv no eixo traseiro, enquanto a intermediária (Pro Performance) mantém o motor único, mas com 204 cv. A topo de linha é a esportiva GTX, com dois motores elétricos (um em cada eixo) para tração integral e potência total de 299 cv. Nesta configuração de topo, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h. 

Todas as variantes têm a mesma bateria, com capacidade de armazenamento de 77 kWh de energia. Nas versões Pro e Pro Performance, o ID.5 pode chegar a 520 km de autonomia no ciclo WLTP. No GTX, com potência (e peso) extra, o alcance é de 480 km (WLTP). Veja aqui os parâmetros de medição do ciclo WLTP.

A linha ID.5 é compatível com carregadores de até 11 kW em pontos de carga domésticos com corrente alternada (AC). Já em estações de recarga rápida via corrente contínua (DC), o modelo suporta carregadores de até 135 kW. Neste caso, as versões de entrada podem acumular energia equivalente a até 390 km de autonomia em apenas 30 minutos.

Fotos: Divulgação

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