Bobina de ignição é o componente responsável por multiplicar a tensão de bateria para gerar a centelha nas velas
Na matéria: Velas: Para explosões perfeitas, ressaltamos a importância de velas e cabos de ignição para o motor, mas essas peças não teriam função alguma sem o trabalho da bobina. A bobina de ignição tem a função de receber o sinal de alimentação da bateria e transformá-lo em alta tensão, que será enviada às velas para produzir a centelha que dará início à queima da mistura ar-combustível. Com a evolução dos motores, esse componente passou por vários formatos e conceitos através do tempo, mas o princípio básico de funcionamento é o mesmo.
A transformação de baixa para alta tensão é possível através do princípio da indução eletromagnética. A bobina contém dois circuitos elétricos: primário e secundário. A alimentação da bateria chega ao primário com alta corrente e baixa tensão (de 12 V a 14 V). A variação da corrente no primário gera uma variação no fluxo magnético da bobina, induzindo a alta tensão no circuito secundário, que atinge entre 20 e 30 mil Volts.
Bobinas costumam durar mais do que velas e cabos de ignição, mas não é por isso que deve se abusar da sorte. O principal fator de deterioração das bobinas é justamente o desgaste das velas de ignição, que pode ser natural ou provocado por outros problemas que se reflitam na câmara de combustão.
O professor de engenharia da FMU e consultor técnico das revistas O Mecânico e CARRO, Fernando Landulfo, enumera que problemas como resistência excessiva dos cabos e abertura dos eletrodos das velas maior que o normal (por desgaste ou não) sobrecarregam a bobina e provocam aumento da tensão de disparo. Ocorrências no motor como mistura muito pobre e pressão de compressão muito alta têm o mesmo efeito.
Já se a resistência dos cabos de ignição estiver muito baixa e eletrodos das velas muito fechados, causam instabilidade de funcionamento nesses respectivos componentes e diminuem a tensão de disparo da bobina. Da mesma forma, segundo Landulfo, mistura muito rica e pressão de compressão baixa também afetam a ignição pelo mesmo caminho.
E quando a bobina se desgasta, sintomas como falhas de marcha lenta, falhas de aceleração e retornos de chama no coletor de admissão podem significar que o componente da ignição precisa ser substituído. Fugas de corrente pela carcaça da bobina podem indicar trincas no componente, algo que somente é solucionado com sua substituição por uma peça nova.
E quando há mais de uma bobina?
Por isso, quando uma das quatro bobinas falhar, a recomendação é trocar todas elas para evitar que o carro volte à oficina com os mesmos sintomas de falha em uma bobina diferente. Para garantir a vida útil das bobinas, é preciso manter as velas de ignição em bom estado e conferir se a abertura dos eletrodos está correta, afirma Landulfo. “Peça também para verificar periodicamente o estado e a resistência dos cabos de alta tensão (cabos de velas) e aceitar a substituição se a resistência ficar excessiva. É necessário garantir também que a mistura ar/combustível esteja na proporção correta e evitar choque térmico na carcaça das bobinas”, explica o especialista.
E se você é daqueles que gosta de mexer no carro em sua garagem, um alerta importantíssimo: nunca tire o cabo de vela com o motor em funcionamento para verificar se há tensão entre a bobina e a vela. Conforme informações do departamento de assistência técnica da fabricante NGK, isso pode provocar danos irreversíveis ao catalisador e sonda lambda. Isso porque, quando o cabo é retirado, a tensão não é transmitida à vela, que, portanto, não produz a centelha e não faz a ignição da mistura ar-combustível dentro do cilindro.
Essa mistura não queimada sai do cilindro pela(s) válvula(s) de exaustão e vai parar no catalisador. Como o catalisador trabalha em temperaturas de 300°C ou mais, a mistura entra em combustão ao ter contato com a peça, elevando ainda mais a temperatura na região e danificando as colmeias. As sondas lambdas podem ser afetadas pelo aumento de temperatura porque, na maioria dos veículos, estão bem próximas ao catalisador. Um prejuízo bastante considerável.