Com diferentes opções de tamanho, motorização e câmbio, as picapes foram ordenadas pelo consumo energético, separando flex e diesel
A Revista CARRO está destrinchando a tabela de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), divulgada pelo Inmetro. E como o valor dos combustíveis está fazendo muita diferença no bolso dos brasileiros, vamos divulgar os rankings por categoria. Se você acompanha o site da Revista CARRO, já viu a lista dos SUVs. Agora, vamos listar as picapes mais econômicas, separando os modelos flex ou a gasolina e aqueles movidos a diesel.
Para este levantamento, os modelos estão ordenados pelo consumo energético total, a última coluna de cada tabela, considerando as diferentes opções de motorização ou câmbio. Os dados são da última tabela do PBEV, divulgada no final de 2021.
Vale lembrar que, além dos modelos a combustão, há uma única picape 100% elétrica à venda no Brasil, a JAC IEV330P, que tem dados oficiais de consumo de 29,2 km/l na cidade e 25,1 km/l na estrada, com consumo energético de 0,75. Caso tenha curiosidade, o preço da IEV330P é de R$ 369.900. Por ser a única picape totalmente elétrica em nosso mercado, ela não entrou nos levantamentos abaixo.
As picapes flex ou a gasolina mais econômicas:
As três picapes compactas ficaram no topo da lista, lembrando, claro, que também são mais leves. A Strada ficou na liderança tanto na opção de câmbio manual quanto com o novo CVT, que estreou no modelo no final do ano passado. Um degrau acima, considerando então as picapes intermediárias, a Renault Oroch apresentou dados melhores que a rival Fiat Toro, também em todas as opções de motor e câmbio.
Por fim, entre as picapes médias, a Chevrolet S10 ficou na frente da Toyota Hilux, com a recém-chegada RAM Rebel fechando a lista – lembrando que ela é movida apenas a gasolina.
As picapes diesel mais econômicas:
Entre as picapes a diesel, a Toro teve melhores números de consumo por ser menor e mais leve, seguida pelas diversas opções de picapes médias. Nesse segmento, a primeira a aparecer na tabela é a L200 Triton, porém, hoje as versões GL e GLS são exclusivas para venda direta. Há versões na relação acima que já saíram de linha, porém, seguem na tabela do Inmetro pois podem ser encontradas entre os veículos usados.
Foto: Divulgação