Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Teste com o veterano Toyota SW4 2025: sem ligar para a idade a bordo

SUV de 7 lugares recebeu atualizações de motor e se mantém líder isolado

 

 

Texto: Marcos Camargo

O mercado de SUVs explodiu no Brasil há alguns anos mas quem puxou essa fila há décadas foram os modelos baseados em picapes com estrutura de chassi e quase sempre motor diesel. No Brasil, esses modelos custam o preço de um carro de luxo e no caso do SW4 2025 que já tem dez anos na mesma geração, o tempo parece que joga a favor de um produto tradicional que cumpre o que promete.

A Revista Carro avaliou o SUV que teve em 2024 13.937 unidades vendidas, bem mais que o Mitsubishi Pajero Sport que vendeu 2.944 unidades ou o Chevrolet Trailblazer que teve só 2.061 unidades emplacadas no ano em que foi renovada. A versão SRX Platinum custa hoje R$ 394,9 mil e apesar do valor elevado lidera o segmento com folga como os números provam.

 

Design do Toyota SW4

 

Visualmente o Toyota SW4 não muda há alguns anos. Mantém a grade “bicuda” formado uma espécie de “H” reforçando seu perfil altivo, pneus mistos e detalhes prateados que são exclusivos da Platinum.

 

Motor com três novidades

 

O Toyota SW4 SRX Platinum 2025 mantém o motor tradicional 2.8 turbodiesel que entrega até 204 cv e torque de 50,9 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades com tração 4×4 com bloqueio de diferencial e modo reduzido. Segundo a ficha técnica o SW4 vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Ainda sem eletrificação o SW4 diesel recebeu três mudanças na linha 2025.

O motor diesel inclui novo depósito de partículas, tanque de Arla 32 e uma recalibração no motor para atender as normas de emissões que não alteraram potência e torque do tradicional 2,8 litros.

 

Interior mais antigo

 

Se por fora o SW4 é atual apesar da idade o mesmo não se pode dizer por dentro mas isso em si não é uma má notícia. O Toyota SW4 SRX Platinum ostenta bancos de couro, painel horizontal e a multimídia JBL que não é nativa mas funciona bem com espelhamento sem fio e alguns comandos do carro. Como herança há itens como o aplique amadeirado no painel com perfil escurecido, o relógio digital, os falantes JBL que tem jeitão de acessório e a antiga manopla de câmbio e o console central, bem como o porta objetos que são os mesmos.

 

Segurança acima de tudo

 

Apesar do visual antigo do painel e do conceito do carro em si o Toyota SW4 SRX tem como destaque o pacote Toyota Safety Sense. O sistema de condução semi autônoma e itens de segurança funcionam de forma suave e são um bom diferencial. Há controle de cruzeiro adaptativo, manutenção do carro na faixa e alerta e frenagem de emergência item que está disponível também na linha do Corolla e Corolla Cross.

 

Dimensões do SW4 2025

 

O Toyota SW4 tem 4,79 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,83 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Ao longo do nosso teste o SW4 teve consumo de 10,2km/l combinando duas viagens e trechos urbanos o que é razoável para seu porte.

 

Avaliação do Toyota SW4

 

Mesmo sem mudanças relevantes há algum tempo o SW4 se mantém agradável de conduzir, altivo e fiel à sua proposta on e off road. Há uma boa capacidade de tração 4×4 especialmente fora de estrada, aceleração razoável por conta do peso e um conforto que agrada os ocupantes em viagens mais longas. Mesmo sendo um 7 lugares, os bancos “suspensos” nas laterais são um arremate mas funcionam bem quando requisitados ainda que roubem espaço do porta malas.

 

 

Na conclusão o SW4 pode se gabar ser um “bom de sempre”. Curiosamente tem longa vida no mercado sem mudanças mas ao mesmo tempo agrada e segue imbatível no segmento como provam os números. Por quase R$ 400 mil o cliente ainda poderá aproveitar os dez anos de garantia da Toyota desde que faça as revisões dentro do programa de manutenção algo que os clientes não oferecem nem de longe e consolidam a imagem e reputação do SW4 ao longo do tempo.

O Toyota SW4 está disponível em três versões: a SRX Platinum de cinco lugares por R$ 379.990, a SRX Platinum de sete lugares por R$ 386.290 e a Diamond por R$ 433.490. O preço e as versões do GWM Tank 300 ainda não foram divulgados, mas é importante dizer que se for pelo histórico de marcas chinesas que tendem a praticar valores agressivos, o crossover deve ter preços competitivos. Vale destacar que o Chevrolet Trailblazer, outro concorrente, é vendido por R$ 374.190, apenas um pouco mais barato e mesmo assim o Toyota se mantém líder isolado. E se o time está ganhando de lavada em seu segmento restrito por que mudar?

 

 

Sair da versão mobile