Com visual de GTI e motor 1.4 TSI, Polo e Virtus GTS estreiam em 2019
Texto e fotos: Gustavo de Sá
A Tarok terá motor 1.4 TSI, tração integral 4Motion e capacidade de carga de 1 tonelada. O conceito traz ainda um inédito sistema de rebatimento do banco traseiro.
Antes dela, porém, será a vez da aguardada versão GTS de Polo e Virtus. Os modelos têm visual inspirado no Polo GTI europeu, que traz motor 2.0 TSI com 200 cv e câmbio DSG de seis marchas. Faróis em LED, para-choques, rodas de liga leve de 18 polegadas, saída dupla de escapamento e aerofólio traseiro: tudo é idêntico ao GTI europeu (exceto, obviamente, pelos emblemas na carroceria).
Também não poderia ficar de fora o T-Cross, primeiro SUV compacto nacional da marca. O modelo será produzido no primeiro semestre de 2019, em São José dos Pinhais (PR), e terá motores 1.0 TSI (128 cv) e 1.4 TSI (150 cv).
Visão elétrica
A marca de origem alemã também exibe no Salão de São Paulo o conceito I.D. Crozz, um crossover da futura família de veículos 100% elétricos da empresa. O modelo traz dois motores elétricos (um em cada eixo) capazes de gerar 306 cv de forma praticamente instantânea. A autonomia é estimada em 483 km com uma única carga.
Passat GTE e Golf GTE
Também inéditas por aqui são as versões híbridas de Passat e Golf, chamadas de GTE. A proposta do hatch é unir desempenho de GTI com consumo de versão “convencional”.
Amarok Titan
A Amarok Titan é uma versão com adereços para reforçar o caráter off-road, como estribos laterais e arco tubular na caçamba – a proposta é semelhante à vista na rival Nissan Frontier Attack. Sob o capô, a Amarok Titan traz o mesmo 3.0 V6 das versões Highline e Extreme. Preços e chegada ao mercado não foram revelados.