Audi E-TRON

Texto e fotos: Fernando Lalli 

A Audi exibe no Salão do Automóvel de São Paulo seis dos seus 13 lançamentos prometidos para o ano de 2019. Destes, quatro serão híbridos leves e um, 100% elétrico: o SUV e-tron, lançado neste ano na Europa. Ele é equipado com dois motores elétricos que geram 408 cv de potência, somados, e tração quatro integral. Sua autonomia é de até 400 quilômetros e, como pode ser carregado em sistemas de 150 kW, pode atingir até 80% de carga em apenas 38 minutos, de acordo com a marca alemã. Ainda traz espelhos retrovisores virtuais na versão topo de linha, recurso inédito em um automóvel de série.

Outro veículo que se destaca pela tecnologia é a quarta geração do Audi A8, primeiro veículo fabricado em série a trazer nível 3 de direção autônoma. Isso significa, afirma a Audi, que o assistente de trânsito pode assumir o controle da condução quando o trânsito está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista, administrando a partida, aceleração, direção e frenagem. A lei brasileira não permite que o motorista dirija sem as duas mãos no volante, mas o novo A8 é capaz de, nessas condições descritas, trafegar sem interferência constante do motorista. O sedã é um dos quatros híbridos leves que chegam em 2019, e com motor 3.0 TFSI V6, chega a 340 cv. A versão 4.0 55 TSFI V6 também vem no próximo ano.

Audi Q8

DNA das pistas

Topo de linha da família Q, o SUV Audi Q8 tem desenho com inspiração em uma lenda dos ralis dos anos 80, o Audi quattro. Claro, honra a vocação com sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, além de suspensão tecnológica e sistemas de assistência.  Seu motor é um 3.0 V6 TFSI de 340 cv de potência e torque de 50 kgfm. O câmbio é tiptronic de oito marchas.

O DNA esportivo da marca transborda em outro lançamento da Audi em 2019 para o mercado brasileiro. A station wagon Audi RS 4 Avant traz o novo motor 2.9 V6 biturbo TFSI de 450 cv de potência e 60 kgfm de torque, 17 kgfm a mais que a versão anterior, além de tração quattro e câmbio tiptronic de oito marchas. Segundo dados de fábrica, acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e sua velocidade máxima chega aos 280 km/h.

Audi RS 4 Avant

Conforto completo

Em sua oitava geração, o Audi A6 chega ao Brasil já no primeiro semestre de 2019 com multimídia de tela sensível ao toque totalmente digital. Serão duas versões: a Prestige Plus, com motor 2.0 TFSI de 245 cv e 370Nm de torque, e a Performance, de motor 3.0 V6 TFSI que desenvolve 340 cv  e 50 kgfm Ambos os motores contam com a tecnologia híbrida leve.

Já o Audi A7 Sportback traz sob o capô um motor 3.0 V6 TFSI com 340 cv de potência. Junto ao câmbio S tronic de sete marchas e tração quattro, acelera o cupê de quatro portas de zero a 100 km/h em 5,3 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h. A faz parte do pacote. O A7 também conta com spoiler aerodinâmico traseiro, que é acionado automaticamente aos 130 km/h.

Share This