Versão esportiva da oitava geração do Série 5 poderá alcançar 760 cv de potência com a eletrificação do atual motor V8 biturbo
A oitava geração do BMW Série 5 está em estágio avançado de desenvolvimento na Europa, onde protótipos camuflados já rodam em testes com a carroceria final. O sedã deverá ter versões a combustão, híbrida e 100% elétrica quando chegar ao mercado, em meados de 2023. Já o esportivo M5 terá somente motorização híbrida do tipo plug-in.
As informações foram reveladas pelo portal inglês AutoCar, que antecipou que o futuro Série 5 será construído na plataforma modular CLAR, já em uso por quase todos os atuais BMW – com exceção dos modelos i3, Série 1, Série 2 GranCoupé e Série 2 Active Tourer.
O próximo M5 deverá adotar um motor V8 biturbo híbrido plug-in para superar o atual M5 CS, de 635 cv de potência, modelo mais potente da série. O novo conjunto eletrificado do sedã deverá estrear sob o capô do futuro SUV X8 M, com potência combinada estimada em 760 cv. A eletrificação da linha M será uma resposta da BMW à Mercedes-Benz, que também terá híbridos e elétricos entre os esportivos da AMG.
Ainda de acordo com a publicação inglesa, o futuro BMW i5 M poderá superar o novo M5 híbrido ao apostar em três motores elétricos para alcançar incríveis 811 cv de potência. Neste caso, os rivais seriam os também elétricos Porsche Taycan Turbo S, Audi RS e-tron GT, Tesla Model S Plaid e a futura versão AMG do sedã elétrico Mercedes EQE. Na BMW, o primeiro modelo M totalmente elétrico não deverá surgir antes de 2025.
Fotos: Arquivo