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Novo Porsche Cayenne Turbo GT é o SUV mais rápido da marca

Porsche Cayenne Turbo GT 2022Porsche Cayenne Turbo GT 2022

Porsche Cayenne Turbo GT 2022

Versão topo de linha do Cayenne estreia motor V8 de 640 cv e já pode ser reservada no Brasil por mais de R$ 1 milhão

 

 

 

A Porsche revelou uma nova configuração esportiva do Cayenne, chamada de Turbo GT, capaz de alcançar os 300 km/h de velocidade máxima. SUV mais rápido da história da marca, o novo Cayenne Turbo GT está disponível somente na carroceria Coupé e já pode ser reservado no Brasil por R$ 1.199.000.

No visual, o Cayenne Turbo GT traz spoiler dianteiro exclusivo, entradas de ar laterais ampliadas, elementos externos e teto em compósito de fibra de carbono, molduras pretas ao redor das caixas de roda e rodas exclusivas de 22” na cor dourado. Na traseira, o SUV recebe spoiler superior com abas laterais em fibra de carbono e aerofólio retrátil 25 mm maior que aquele instalado na versão Turbo – o que aumenta o downforce em velocidade máxima em 40 kg.

Porsche Cayenne Turbo GT 2022
Porsche Cayenne Turbo GT 2022

O motor 4.0 V8 biturbo recebeu extensas modificações para render mais potência e torque. Elementos como virabrequim, bielas, pistões, transmissão por corrente de distribuição, amortecedores de vibração de torção, turbocompressores, injeção direta e intercooler foram modificados para suportar cargas de pico mais altas.

Desta forma, a Porsche extraiu 90 cv e 8,2 kgfm de torque extras, com 640 cv e 86,7 kgfm ao todo. A nova versão é menos potente apenas que o Cayenne Coupé Turbo S E-Hybrid, de 680 cv, mas consegue ser mais ágil devido ao menor peso pela ausência de motor elétrico e bateria de tração. A aceleração de 0 a 100 km/h do Cayenne Turbo GT é feita em 3,3 segundos, exatos 0,6 segundo mais rápida que o Cayenne Coupé Turbo. A máxima passou de 286 km/h no Turbo para 300 km/h no novo Turbo GT.

Para que a dinâmica do SUV acompanhe a força extra do motor, o Cayenne Turbo GT traz de série suspensão adaptativa a ar 15% mais rígida e até 17 mm mais baixa que a versão Turbo. O sistema de estabilização ativa de rolagem da carroceria PDCC foi recalibrado para controle orientado à performance.

Os pneus dianteiros são meia polegada mais largos e o ângulo de câmber negativo foi aumentado em 0,45 graus para ampliar a área de contato com o solo dos novos “calçados” Pirelli P Zero Corsa, de 22 polegadas, desenvolvidos especialmente para este modelo.

As mudanças mecânicas também incluem reprogramação do câmbio automático Tiptronic S, de oito marchas, para mudanças mais rápidas. Também há resfriamento de água adicional para a caixa de transferência e escapamento esportivo de série, com saídas centrais, como no novo Cayenne GTS. Para alívio de peso, a Porsche removeu o silenciador central e adotou titânio leve no silenciador traseiro (também mais resistente ao calor).

Do lado de dentro, o Porsche Cayenne Turbo GT traz acabamento em alcantara nos bancos e volante, bancos dianteiros e traseiros esportivos (4 lugares ao todo) e gaixa amarela na posição “12 horas” do volante. O modelo também inaugura uma nova versão da central multimídia PCM, com tela de 12,3 polegadas e compatibilidade aprimorada com Apple CarPlay e, agora, Android Auto.

Fotos: Divulgação

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