Modelo tem visual alinhado com o Civic e motorização híbrida que combina motor a gasolina de 147 cv com elétrico de 184 cv
Por Marcos Antonio de Camargo Jr
Inicialmente previsto para 2023, a nova geração do Honda CR-V estreia com motor híbrido no Brasil com novo visual, conteúdo e alguns itens inéditos a bordo. A nova geração também chega bem mais cara que o modelo antigo agora por R$ 352,9 mil. A revista Carro testou o SUV médio ao longo de um dia antes do lançamento.
No design o CR-V ganha um estilo diferente dos outros produtos da Honda. Grade ampliada, rodas aro 19, linha de cintura mais elevada e outros recursos ampliam suas proporções. Por dentro foram só 4cm a mais entre eixos mas o aproveitamento de espaço é aprimorado.
Dimensões ampliadas
A nova geração do CR-V vem importado da Tailândia e está maior: 4,70m de comprimento e 2,70m de entre eixos, ganhos de 8cm e 4cm respectivamente. Além disso tem 1,69m de altura e 1,85m de largura. O porta-malas tem 581 litros.
Por dentro, foram mantidas as linhas atuais da marca com a mesma base e moldura do painel bem como multimídia flutuante. O console foi elevado, há painel digital, novos porta objetos, teto solar panorâmico e outros elementos novos.
A multimídia é a tradicional de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android auto além de Bluetooth, rádio, câmera e sensores de estacionamento. Ja o painel tem 7 polegadas do tipo digital. Surgem novidades como o Som assinado pela marca Bose com 12 alto falantes incluindo um subwoofer, novos portas objetos, pontos de carga USB-C além de itens esperados já presentes em outros veículos como o pacote de segurança ativa Honda Sensing.
Motor híbrido, mas sem potência revelada
O Honda CR-V Advanced Hybrid combina o motor 2.0 a gasolina com injeção direta ciclo Atkinson com dois elétricos paralelos com a função de tração e gerador. Eles estão no conjunto do câmbio que tem duas relações de marcha para média e outra para altas velocidades. Em velocidades de estrada por exemplo o sistema privilegia o modo a combustão onde a eficiência é maior com menor consumo.
O motor a gasolina tem 147cv e 19,4kgfm de torque enquanto o elétrico tem 184cv e 34kgfm de torque. Os números mostram o quanto a Honda privilegia o torque elevado para o motor elétrico para acelerações vigorosas. No entanto, não divulga a potência ou torque combinados nem mesmo a potência das baterias posicionadas entre o banco traseiro e o assoalho do porta malas do CR-V que tem 581 litros, 59 a mais que na geração anterior.
Teste rápido
Testamos o novo Honda CR-V Advanced Hybrid foi feito em São Paulo ao longo de um dia momentos antes do lançamento. Notamos que além do design chamativo e reforçado as novidades de motorização caíram bem ao CR-V. Pena que a Honda não detalhou a potência combinada do novo SUV.
À primeira vista a direção é agradável com torque disponível na primeira aceleração e uma gestão suave de combinação entre os motores a gasolina e os elétricos. A relação de marcha também se destaca como uma transmissão “infinita” mas de suavidade. A tração do tipo integral também alterna a distribuição de força do tipo 60:40 mas que pode ser 50:50 de exigido. O motorista pode apenas selecionar três modos de condução enquanto a tração é selecionada automaticamente pela IPU (Intelligent Power Unit ou unidade de força inteligente) do carro.
No uso cotidiano percebemos que o carro está mais silencioso e com absorção melhor de impactos pela suspensão. Com braços feitos em alumínio e bom dimensionamento das molas e amortecedores, se nota que o CR-V segue como referência em construção e durabilidade. Porém, fica a ressalva que os números de consumo entre 11 e 14km/l prometidos pela Honda são inferiores à geração anterior e para um híbrido tão tecnológico os números poderiam ser melhores.
No Brasil, há cinco opções de cores tendo o Azul Astral das fotos como novidade. Há opções de interior claro algumas cores enquanto o preto perolizado e prata são oferecidos apenas com interior preto. O preço é único: R$ 352,9 mil, caro considerando a realidade do segmento. No entanto, a Honda não deve ter alto volume de importação mas seguirá presente neste segmento para atender seu perfil de cliente.