SUVs resgatam nome do passado e trazem somente motores V8 para conquistar público norte-americano
A Jeep segue investido na renovação do portfólio nos Estados Unidos. Depois da chegada da quinta geração do Grand Cherokee – que ganhou versão com capacidade para 7 ocupantes –, a marca aposta no resgate de um nome que fez sucesso no passado, com o lançamento de dois SUVs grandes de até 8 lugares: Wagoneer e Grand Wagoneer. A estreia nas concessionárias estadunidenses será no segundo semestre deste ano.
O primeiro Wagoneer foi lançado nos Estados Unidos em 1962, já como modelo 1963. Na época, foi o primeiro SUV com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a um câmbio automático. Duas décadas depois, em 1984, chegava o Grand Wagoneer. Os novos modelos tentam resgatar o estilo retilíneo da primeira linhagem, sem deixar de lado a adoção de novas tecnologias e a boa capacidade off-road.
Ambos têm as mesmas medidas externas, diferenciando-se apenas por detalhes externos, acabamento e motores. São 5.453 mm de comprimento, 2.124 mm de largura, 1.921 mm de altura e 3.124 mm de distância entre eixos.
O Grand Wagoneer 2022 repete basicamente os traços vistos no conceito de mesmo nome apresentado em 2020, com a tradicional grade de sete fendas da Jeep (de altura reduzida), faróis full LED de desenho afilado e nome cravado na grade por extenso. No Jeep Wagoneer 2022, para-choque, grade e faróis são ligeiramente diferentes e a inscrição do nome do modelo aparece no capô.
Na traseira, que exibe o encontro entre teto e tampa do porta-malas em ângulo de 90°, as lanternas são interligadas, mas só o Grand Wagoneer traz moldura cromada nas peças unindo-as ao nicho da placa de identificação. O modelo de maior porte também é o único a vir com teto pintado na cor preta. Em ambos, as rodas podem ser de 20” ou 22”, de acordo com a versão.
Cabine de avião
Um dos destaques do conceito Grand Wagoneer foi a adoção de 7 telas digitais para os ocupantes na cabine. Surpreendentemente, a versão de produção manteve os equipamentos, que cumprem a função de quadro de instrumentos, central multimídia, comandos do ar-condicionado à frente e atrás e entretenimento dos passageiros dianteiro e traseiros. Já no Wagoneer, as telas resumem-se ao quando de instrumentos e multimídia.
A tela UConnect 5 traz respostas até 5 vezes mais rápidas do que a geração anterior, segundo a Jeep. O equipamento também traz internet 4G LTE nativa e espelhamento de celulares Apple e Android sem fio. Os modelos possuem nada menos do que 11 tomadas USB na cabine, além de carregador de celular por indução.
Os modelos trazem ainda toda a sorte de recursos de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança involuntária de faixa com correção ativa do volante e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
Opcionalmente, os modelos podem vir de fábrica com suspensão pneumática Quadra-Lift, que permite erguer ou baixar o carro em até 90 mm. Os SUVs possuem capacidade de reboque de 4.500 kg, a maior do segmento, de acordo com a Jeep.
Motores V8 do Jeep Wagoneer
Ao gosto dos consumidores norte-americanos, a linha Jeep Wagoneer chegará ao mercado inicialmente somente com motores V8, de 5.7 litros no Wagoneer e 6.4 litros no Grand Wagoneer. No modelo “de entrada”, são 397 cv de potência e 55,9 kgfm de torque. O modelo traz ainda sistema híbrido-leve de 48V, que permite desligar o motor com o SUV em movimento e recuperar energia em frenagens, além de disponibilizar 18 kgfm imediatos em acelerações.
Já o V8 do Grand Wagoneer não possui nenhum sistema de assistência elétrica e gera 478 cv de potência e 62,9 kgfm de torque. Para poupar combustível, há sistema de desativação de cilindros. Em ambos, o câmbio é automático de 8 marchas e a tração, integral permanente ou 4×4 com reduzida. Já em pré-venda no site oficial da marca, a linha de SUVs tem preços entre 68.590 e 86.665 dólares para o Wagoneer, e 88.795 e 103.995 dólares para o Grand Wagoneer.
Fotos: Divulgação