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Haval H6 HEV: vale a pena ter o SUV híbrido da GWM?

Teste com o SUV médio surpreende nos números e nos equipamentos

 

Vendido no Brasil desde 2023, a GWM trouxe o Haval H6 em três diferentes versões com tecnologia de motorização híbrida. No ano de 2023 foram emplacadas 10.704 unidades em território nacional e, só neste ano de 2024 o acumulado de vendas da linha Haval H6, até o mês de agosto, superou a marca do ano anterior com 13.941 unidades. Os números são bons para uma marca estreante e o consumidor aproveita a relação custo benefício para apostar no SUV médio. A revista Carro testou a versão H6 HEV com sistema híbrido puro sem necessidade de carregamento externo e a mais barato do portfólio da marca por aqui.

Motorização

O conjunto híbrido é formado por um motor a combustão 4 cilindros 1.5 turbo de 149 cv de potência e 23,4 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico do tipo síncrono de ímã permanente de 176,7 cv e 30,5 kgfm de torque.

Juntos, tem uma potência combinada de 243 cv e 54 kgfm de torque. O motor elétrico é responsável por tracionar as rodas e está localizado no eixo dianteiro. O Haval H6 HEV utiliza uma bateria de íons de lítio (Níquel-Cobalto-Manganês) com capacidade de 1,6 kWh, alimentada pelo motor a combustão.

No conjunto de transmissão, o SUV da GWM utiliza um câmbio automatizado com duas marchas com embreagem para o motor a combustão, e uma marcha com redução para o motor elétrico.

Todo esse conjunto faz com que o SUV da marca chinesa tenha uma aceleração de 0 a 100km/h em 7,9 segundos, além de alcançar com uma velocidade máxima de 175 km/h.

Equipamentos

O Haval H6 HEV possui uma série recursos avançados de segurança e assistência ao condutor, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência (incluindo para pedestres e ciclistas), monitoramento de ponto cego e centralização na faixa. Também conta com alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas, assistência de reversão e Parking Assist para manobras em diferentes ângulos, tudo por conta de seu sistema de câmera 360°.

Dentre os recursos tecnológicos e de conforto, o destaque fica por conta das atualizações de software via nuvem (OTA), controle remoto pelo celular, uma central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos de voz em português, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e um porta-malas de 60 litros com abertura elétrica por sensor de presença.

Alguns aspectos foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro, como o conjunto de suspensão retrabalhado para as estradas brasileiras, sistema de direção que passou por ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação do giro do volante. Vale lembrar que o os recursos de condução ativa e sistema de conectividade também foram reprogramados, com isso, o H6 HEV pode executar comandos por voz totalmente em português.

No visual, há detalhes do acabamento externo em preto brilhante (black piano) que estão presentes nas molduras das janelas, rack de teto, spoiler traseiro e os frisos decorativos laterais e na traseira. Rodas de 19 polegadas escurecidas complementam o visual externo do SUV.

Tons escuros são predominantes no interior do SUV da GWM, que mescla preto brilhante no console central e acabamento interno das portas, com bancos de couro e painel na cor preta.

Consumo

Eis um dos pontos mais fortes do SUV híbrido da GWM. A chinesa divulga que o consumo de combustível em regime urbano do Haval H6 HEV é de 13,8 km/l e rodoviário de 12 km/l, de acordo com a NBR. Em nosso teste rodamos apenas na cidade e conseguimos atingir 16,5 km/l de consumo, alternando entre os modos Eco e Normal.

A autonomia varia bastante a depender do estilo do condutor. Algumas vezes, ao observar o painel de instrumentos, a autonomia apresentada ia para números maiores do que observado anteriormente. Dois exemplos que aconteceram conosco foram, com o tanque praticamente cheio ele apresentava 680 km de autonomia e cerca de 20 minutos depois de uso a autonomia apresentada era de 720 km. Outro ocorrido foi quando a autonomia apresentada era de 520 km e, ao observar em outro momento estava acima de 580 km.

Vale a pena?

Para um SUV médio, com o nível de equipamentos, acabamentos, espaço interno e a dinâmica que o veículo oferece, pode ser uma boa escolha ao consumidor que deseja um carro grande com bastante espaço, com consumo de combustível muito bom para esse porte de veículo e pode ser encontrado por valores abaixo dos R$ 200.000.

Lembrando que, o modelo analisado foi o H6 HEV de 2024, a GWM já lançou a versão HEV 2, modelo de 2025 com preço fixo de R$ 216.000. Na linha dos concorrentes, o Haval H6 HEV custa o mesmo que um Corolla Cross XRX Hybrid equivalente, o mesmo que um Ford Territory Titanium, Volkswagen Taos e Jeep Compass Longitude, estes três sem motor híbrido.

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