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Ford Maverick híbrida: teste com a pick-up que faz 20km/l

Modelo híbrido combina um motor 2.5 a gasolina com outro elétrico

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Marcos Camargo Jr.

A Ford lançou a primeira picape híbrida do Brasil em 2023 antes de todas as marcas. Silenciosamente a Maverick ocupa uma posição estratégica para a marca e além da Lariat 4×4 a versão que propõe eficiência é justamente a Hybrid 2024.

A revista Carro testou justamente essa nova versão que chega a fazer 20km/h ao longo do nosso teste. A Maverick Hybrid também esteve presente no Congresso do Mecânico e foi testada por mecânicos participantes do evento em uma pista só com veículos híbridos e elétricos.

Vale lembrar que embora a Ford já tenha uma nova Maverick à venda desde julho, incluindo uma Hybrid com tração 4×4, a nossa versão ainda segue o padrão anterior de visual e foi justamente esse modelo que avaliamos

Nem parece híbrida

Visualmente a Maverick Hybrid se diferencia muito pouco da FX4 Lariat com motor 2.0 turbo. A Hybrid tem apenas um emblema diminuto na tampa da caçamba e nenhum adesivo lateral, friso cromado ou outro adereço típico de picapes. Com suas linhas quadradas que sugerem robustez o resultado é uma picape jovial sem detalhes cromados.

Por dentro o visual despojado e esportivo segue com bancos em couro, revestimento de teto cinza, painel com detalhes emborrachados assim como os revestimentos da porta compõe o visual da Maverick.

Entre os equipamentos estão farol em LED com DRL, 7 airbags, alerta de colisão, câmera de ré, multimídia Sync 4 com 8 polegadas e sistema Apple CarPlay e Android Auto, ar condicionado digital dual zone, freio eletrônico de estacionamento, botão de parruda entre outros itens.

Motor Atkinson 2.5

Diferente do motor 2.0 turbo Ecoboost que equipa a Maverick e também o Bronco vendidos aqui, a versão híbrida combina dois propulsores: 2.5 ciclo Atkinson de 164cv e 21,4 kgfm a 4.000 rpm atuando com motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm com potência combinada de 194cv.

Vale lembrar que no ciclo Atkinson a injeção de combustível acontece antes do ciclo da combustão permitindo uma mistura mais aprimorada de ar e gasolina. Diferente do ciclo Otto onde o combustível entra no início do ciclo do pistão, no Atkinson essa mudança permite uma eficiência e aproveitamento melhor do combustível porém o desempenho é inferior ao do ciclo Otto. O ciclo Atkinson é comum justamente para carros híbridos pois o desempenho inferior pode ser compensado por outro motor elétrico.

O comportamento dinâmico da picape híbrida da Ford que também tem tração 4×2 é voltado ao conforto. Silenciosa, especialmente nas partidas e nos primeiros momentos somente com o propulsor elétrico, a Maverick tem compromisso com o conforto.

Dimensões e capacidades

Embora não seja grande com seus 5,07m de comprimento e 1,84m de largura, 1,73m de altura e bons 3,07m de entre eixos as dimensões da Maverick são generosas para os passageiros. E mesmo que não seja feita para o trabalho a Maverick leva 659kg de carga ou 938 litros. É bom para um modelo compacto.

São apenas 20° de ângulo de entrada e 21° de saída com 20cm de altura do solo fica claro que a pick-up da Ford não foi feita mesmo para o of road. Seu habitat natural está na cidades, na estrada e no consumo de combustível. Ao longo de 400km rodados o consumo marcou 20km/l o que é bom para uma utilitária e para um veículo de quase 200cv com 1700kg.

Infelizmente nem tudo são flores. Na Maverick faz falta o teto solar, especialmente em um modelo que tem compromisso com o conforto mirando um comprador mais jovem. Também fazem falta o controle de Cruzeiro adaptativo e mesmo um alerta de ponto de cego. A Maverick entrega só alerta de colisão. Também cairia bem o espelho retrovisor fotocromico em um carro que custa mais de R$ 200 mil.

Dentro do universo de uma pick-up urbana Maverick entre dimensões ideais para a cidade, relativa capacidade de carga para um carro familiar, consumo contido e boa lista de equipamentos.

Preços da Maverick Hybrid

Para quem deseja entrar na eletrificação e sair da mesmice a boa notícia é que o preço de R$ 239,9 mil abriu espaço para uma ação de vendas por R$ 209,9 mil. É o preço de um Jeep Compass, Volkswagen Taos ou Tiggo 8 mas em um carro versátil é interessante pelo mesmo preço. A Maverick tem três anos de garantia e as seis primeiras revisões por R$ 5,7 mil, além de vantagens pela isenção de rodízio em São Paulo e IPVA reduzido em alguns países.

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