Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Fiat Titano anda como as rivais? Veja nosso primeiro teste completo de mais um lançamento

Fiat Titano anda como as rivais? Veja nosso primeiro teste completo de mais um lançamento - Fotos: Marcos Camargo/Revista Carro

Fiat Titano anda como as rivais? Veja nosso primeiro teste completo de mais um lançamento – Fotos: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Picape tem estrutura robusta de suspensão e desempenho abaixo das rivais como Hilux e Ranger mas preço compensa

 

texto: Marcos Camargo

A Fiat Titano estreia em três versões e preços competitivos. O projeto derivado da Peugeot Landtrek e por sua vez da Changan Kaicene F70, foi todo modificado e testado ao longo de 2,5 milhões de quilômetros com o objetivo de avaliar e aprimorar o projeto dentro da engenharia da Stellantis. Mas como ela se comporta na prática?
Primeiro vale esclarecer que tivemos este primeiro contato com a Fiat Titano nos arredores de Cuiabá/MT em um trecho mais curto de estrada e mais alongado no perfil off road.

No primeiro contato com os materiais da Titano, seu porte um pouco maior que as rivais e sua construção visual, notamos que a nova picape da Fiat vem completar a gama de produtos da marca e ao mesmo tempo incomodar as rivais. Mas esse incômodo virá mais pelo preço e pela relação custo benefício como veremos adiante.

 

Ergonomia e itens de série

A ergonomia da Fiat Titano é boa, até um pouco mais alta na posição de dirigir. O porte elevado com seus 5,33m de comprimento e bom entre-eixos rendem uma cabine ampla mas simplificada na escolha de equipamentos.
Dá para perceber claramente a herança da Peugeot Landtrek no volante, painel, na textura plástica e também no projeto que foi lançado em 2019 e só agora está chegando ao Brasil.

 

 

A Fiat Titano traz freio de estacionamento por alavanca, painel em boa parte analógico e multimídia com interface simplificada são o destaque. Faltam itens como um retrovisor fotocrômico e não há também alerta e frenagem automática ou mesmo um alerta de ponto de cego. Os retrovisores contam com desembaçador mas não são retráteis.

Já o motor 2,2 litros turbodiesel é um pouco áspero e transmite vibração para a cabine mas a aceleração é boa para a proposta. A suspensão é calibrada mais para o off road com amortecedores e molas de longo curso, o que foi bem modificado pela engenharia da Stellantis.

 

Itens de segurança a bordo

A Titano tem seis airbags e os obrigatórios controles de tração e estabilidade mas deve alguns itens já empregados por concorrentes como freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento elétrico, multimídia mais avançada e integrada ao veículo. Estas ausências serão em parte recompensadas pelo preço menor que as concorrentes como veremos adiante.

 

 

A Fiat Titano tem cinco anos de garantia e quer incomodar modelos consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e também Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok, estas duas prestes a receber um facelift. A Fiat tem como ponto favorável a boa capilaridade da rede com 520 concessionárias e promete preço de revisões 30% menor que a concorrência.

 

Estilo e dimensões

A Titano teve alterações de estilo para se aproximar da identidade dos outros produtos Fiat. A grade tem preenchimento horizontal em quatro camadas na cor preta brilhante e elementos horizontais além do logo Fiat e do “flag”, faróis próximos da grade, linhas laterais com perfil suavizado sem grandes vincos e caçamba mais elevada. Aqui sua vantagem é clara sobre as rivais.

 

 

O motor escolhido para a Titano é o 2,2 litros que rende 180cv e 40kgfm de torque com injeção direta e turbina de geometria variável. O câmbio é manual de seis marchas ou seis marchas automático com opção de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. Nos números de desempenho ela faz o 0-100km/h em 12,5s e a velocidade máxima é de 175km/h.

 

 

A Titano tem 5,33m de comprimento, 1,96m de largura, 1,85m de altura e 3,18m de entre eixos. Essa carroceria permite um ângulo de entrada de 29° e de saída com 27°, altura mínima do solo de 23,5cm.

A caçamba comporta 1.109 litros de volume útil sendo capaz de transportar 1 tonelada e também rebocar 3,5 toneladas. A caçamba mede 1,63m de comprimento, 1,60m de largura e 51,6cm de altura.
Na suspensão a Titano usa chassi tradicional, suspensão dianteira independente e eixo rígido com feixe de molas traseiro. Os freios da a disco na dianteira mas a tambor na traseira. O preço da versão topo de linha é de R$ 259,9 mil, abaixo das rivais mais caras porém mais enxuto na entrega de itens de série. Seu destaque fica por conta do bom desempenho fora de estrada porém mais limitado e áspero na rodovia e no asfalto. Com o tempo veremos seu desempenho nas vendas diante das rivais do mesmo segmento.

 

Sair da versão mobile