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Fiat 500 elétrico é bom para ir de casa ao trabalho, só que o preço…

Compacto vem equipado com motor de 118 cv e pode rodar até 260 km com uma carga completa na bateria

O uso de carros elétricos no Brasil ainda está em fase inicial, mesmo que tenha mais de 122 mil unidades vendidas neste ano. Contudo, persiste um debate sobre a melhor forma de utilizar esses veículos no país, visto que ainda não temos uma vasta infraestrutura de eletropostos ausente até mesmo em países desenvolvidos. Uma das métricas para isso é considerar sua autonomia para determinar se um carro elétrico é adequado para diferentes situações. Se ultrapassar os 400 km, o veículo é viável para viagens médias e, até, longas. Por outro lado, se a autonomia for inferior a esse número, o ideal é utilizá-lo em trajetos curtos, como deslocamentos diários entre casa e trabalho. Dito isso, a Revista Carro analisou essa questão ao longo de uma semana com o Fiat 500e, que traz motorização elétrica de até 118 cv e autonomia de até 227km com carga completa na bateria segundo o Inmetro. Contudo, o preço elevado não consegue fazer dele um hit entre os eletrificados pequenos vendidos por aqui.

Dia a dia
O Fiat 500e, que esteve na área de teste drive no 7º Congresso Brasileiro do Mecânico, foi avaliado por uma semana em trajetos diários entre casa e trabalho. A experiência revelou que o compacto italiano, lançado no Brasil em 2021, não é ideal para viagens longas mas se adapta bem ao cotidiano de quem busca um veículo prático.

Com dimensões de 3,63 metros de comprimento, 1,68 metro de largura e 1,52 metro de altura, o 500e se encaixa facilmente em qualquer vaga e demonstra agilidade em manobras durante congestionamentos em grandes cidades. No entanto, o espaço interno é limitado, com um entre-eixos de apenas 2,32 metros e bancos traseiros que acomodam apenas dois passageiros de forma apertada. O ideal é que o carro seja utilizado com apenas o motorista e um acompanhante. O porta-malas, com capacidade de 185 litros, comporta uma mala ou três sacolas de compras, evidenciando sua natureza voltada para o uso urbano.

Embora o espaço interno seja limitado, o motorista encontra uma posição confortável ao dirigir. Desta forma, é possível aproveitar bem os 118 cv e 22,4 kgfm de torque instantâneo e linear, o que permite ao compacto superar veículos a combustão mais potentes e não enfrenta dificuldades em subidas ou acelerações.

O Fiat 500e é equipado com uma bateria de 42 kWh, permitindo uma autonomia de até 227km mas que na prática vai chegar a cerca de 270km no uso cotidiano na cidade. Para aproveitar ao máximo essa capacidade, o veículo foi carregado no trabalho ao longo do dia e em casa durante a noite, garantindo uma carga completa e evitando preocupações com a falta de bateria no trajeto diário. Também realizamos uma recarga rápida em um supermercado durante a chuva, comprovando que o sistema é seguro e não causa choque. Dessa forma, conseguimos otimizar o tempo e manter o carro sempre com a “bateria” cheia, fazendo o que todas as pessoas fazem em um centro urbano durante a semana com um veículo, indo de casa ao trabalho e com passagens rápidas ao mercado ou shopping, por exemplo.

Vale destacar que, para carregar a bateria de 50% a 100% em uma tomada de 220V, são necessárias quase 8 horas em wallbox serão necessárias cerca de 6h para uma recarga completa em pontos de 7kw. Em contrapartida, a recarga em um ponto rápido de 22 kW leva um pouco mais de 2 horas, mas são locais de disponibilidade ainda muito limitada. O ideal sempre para o carro elétrico é ter ponto de carga em casa.

Equipamentos de carro grande
O Fiat 500e é um carro pequenino, chamando atenção pelo tamanho e pelo belo desenho italiano, lembrando que o veículo é feito em Torino, na Itália. Todavia, traz equipamento que alguns carros grandes elétricos não contam, como sistemas ADAS, que são tecnologias semiautônomas, presente com piloto automático adaptativo, detector de ponto cego, alerta de mudança de faixa indesejável, frenagem automática de emergência, alerta de fadiga, comutação automática do farol alto, reconhecimento de sinalização na via para limite de velocidade, sensores de estacionamento de 360 graus, câmera de ré, seis airbags, entre outros itens de segurança.

Assim como os chineses, o Fiat 500e também traz amplas telas, sendo uma de painel de instrumentos e outra de 10,25 polegadas do tipo flutuante de central multimídia, que funciona bem, embora seja um pouco lenta para conectar o Android Auto e Apple CarPlay.

Preço
O Fiat 500e é oferecido em uma única versão chamada Icon, com preço de R$ 214.990, o que é elevado para um compacto, mesmo com um bom nível de equipamentos. Vale ressaltar que, embora seja possível utiliza-lo para trajetos longos, o motorista precisará ter paciência, pois a autonomia não ultrapassa os 260 km, limitando o uso urbano.

Portanto, quem busca um veículo elétrico para uso urbano pode considerar outras opções, mesmo que não sejam tão equipadas e estilosas quanto o 500e. Uma alternativa é o Renault Kwid E-Tech, que tem acabamento e equipamentos inferiores, só que custa R$ 99,9 mil. Outra opção é o BYD Dolphin Mini, com preço inicial de R$ 115,8 mil, que oferece bons equipamentos e telas amplas no interior. Para quem prefere um modelo ainda mais compacto, o Caoa Chery iCar está disponível por R$ 119,9 mil. Assim, existem alternativas mais acessíveis para quem deseja um veículo urbano para o dia a dia.

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