Não é novidade entre os apaixonados por automóveis que o segmento de stations (ou peruas) no Brasil “respira por aparelhos” há quase uma década. Preteridos em favor dos SUVs, esses familiares ganham certa sobrevida nas categorias de faixas de preço maiores. É nessa “reserva ambiental” das peruas que entra a Mercedes C 180 Estate.
A nova geração do modelo conta com o mesmo conjunto do sedã, com um motor 1.6 turbo de 156 cv com câmbio automático de sete marchas e tração traseira. As diferenças se concentram da coluna central para trás, com destaque para a bela tampa traseira com abertura elétrica.
No papel, as diferenças em relação ao Classe C são 75 kg a mais no peso, 1,6 cm extra no comprimento e R$ 17.000 adicionados ao preço da perua, que custa R$ 164.900. A lista de equipamentos é menor do que o preço sugere. Ainda que a station possua faróis de LED e navegador com touchpad, percebe-se ausências inexplicáveis, como o sensor de estacionamento e ajustes elétricos do banco do motorista (ele possui somente o do encosto).
Apesar disso, o carro oferece alguns mimos. O banco traseiro pode ser rebatido ao toque de um botão e a cobertura do porta-malas se levanta automaticamente junto com a tampa. O acabamento é bom, mas a unidade avaliada apresentou rangidos no banco traseiro.
A calibração da suspensão independente nas quatro rodas prioriza o conforto, e a boa altura em relação ao solo livra o para-choque dianteiro de raspadas, mas não o assoalho — com entre-eixos de 2,84 m, a perua exige cuidado ao superar lombadas quando carregada.
O desempenho do motor de 1,6 litro turbo atende bem à finalidade da Estate. Ela, inclusive, foi 0s1 mais rápida no teste de 0 a 100 km/h que o sedã, apesar de ser 75 kg mais pesada, na prática um empate técnico que se repete no ótimo consumo, sobretudo rodoviário.
DADOS DE FÁBRICA | Mercedes-Benz C 180 Estate Avantgarde |
Motor: | Diant., long., turbo/16V |
Cilindrada: | 1.595 |
Potência: | 156 cv (G) a 5.300 rpm |
Torque: | 25,5 (G) a 1.200 rpm |
Tração: | Dianteira |
Transmissão: | Multibraço/multibraço |
Peso/cap. máx de carga: | 1.500 kg/575 kg |
Dimensões (C/L/A): | 4.702 mm/1.810 mm/1.457 mm |
Entre-eixos: | 2.840 mm |
Porta-malas: | 490 l |
As retomadas são sempre facilitadas pela pronta resposta do câmbio 7G-tronic ao acelerar a fundo, mesmo não sendo um robotizado de dupla embreagem. Numa autoestrada a 120 km/h o motor gira a suaves e confortáveis 2.200 rpm. Além da praticidade inerente das stations no dia a dia em trânsito urbano, a Estate é mais do que adequada para viagens.
NOSSAS MEDIÇÕES | |
Aceleração: | |
0-60 km/h | 3s9 |
0-80 km/h | 6s2 |
0-100 km/h | 9s1 |
0-120 km/h | 12s8 |
Retomadas: | |
40 a 100 km/h em Drive | 7s2 |
60 a 120 km/h em Drive | 9s4 |
80 a 120 km/h em Drive | 6s5 |
Frenagem: | |
60-0 km/h: | 14 m |
80-0 km/h: | 25,7 m |
100 km/h: | 39,5 m |
Consumo (gasolina) | |
Urbano: | 9,8 km/l |
Rodoviário: | 14,6 km/l |
Peco: | 11,9 km/l |