Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Compro Agora ou Depois: Jeep Compass x Jeep Cherokee reestilizado

Entre levar para a garagem um veículo já disponível no mercado ou esperar a chegada de um novo modelo, o que fazer? Descubra a resposta em nosso guia!

Textos: Fernando Lalli e Gustavo de Sá

Se trocar de carro ou comprar o primei­ro zero-quilômetro está na sua lista de prioridades para este ano, não feche negócio antes de consultar nosso guia especial. O objetivo é mostrar se vale a pena fechar negócio com um modelo já disponível nas concessionárias ou aguardar a chegada de um veículo inédito ou atualizado que está para sair do forno. Neste quarto duelo (de sete ao todo), confira o embate entre o Jeep Compass e o Jeep Cherokee reestilizado.

Veja também:

Compro Agora ou Depois: Chevrolet Cobalt x Novo Prisma

Compro Agora ou Depois: Citroën C4 Cactus x Peugeot 2008 reestilizado

Compro Agora ou Depois: Volkswagen Golf x Volkswagen Polo GTS 

AGORA

Jeep Compass

A versão Trailhawk do Jeep Compass honra o DNA de sua marca, mas cobra o preço por is­so. Por R$ 176.990, tem motor diesel Multijet 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm, câmbio automático de 9 marchas, tração integral com reduzida e seletor para 5 tipos de terreno (Selec-Terrain). Se com­parado ao novo Cherokee 4×4 a gasolina, tem sus­pensão elevada em 28 mm, ângulo de entrada mais pronunciado para enfrentar obstáculos (passa de 18,9° para 29,1°), além de pneus 225/60R17 de uso misto.

Conta ainda com assistentes de subida e des­cida de aclive, controle eletrônico anticapotagem, monitoramento de pressão dos pneus, chave pre­sencial, câmera de estacionamento traseira, sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, anticapota­gem, entre outros. Apesar de trazer sistema de esta­cionamento semiautônomo (Park Assist), não possui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) nem assistente de permanência na faixa – enquanto o novo Cherokee possui até internet 4G a bordo na versão americana.

Menor (4,41 m de comprimento contra 4,62 m), o Compass leva vantagem pela preparação especial para o fora de estrada. Mas perde em equipamentos, considerando que estaria no nível de preço da versão intermediária de seu irmão maior. Porém, há um pro­blema em esperar para comprar o Cherokee…

DEPOIS

Jeep Cherokee

Se há um motivo pelo qual é mais vantajoso comprar o Compass Trailhawk agora é, sim­plesmente, a incerteza da chegada do Jeep Cherokee reestilizado, já que ele ainda não foi 100% confirmado para o Brasil. A versão atualizada do SUV apareceu nos Estados Unidos em abril de 2018 e, por aqui, foi exibida timidamente no Salão do Automóvel de São Paulo, apenas para a fabricante medir a reação do público.

O desenho ousado da versão anterior, com os faróis dianteiros finos, foi ligeiramente suavizado com a incorporação do DRL ao conjunto óptico principal. A traseira também foi redesenhada, bem como o console central do painel. Traz a quarta ge­ração do multimídia Uconnect e um belo pacote de assistências ao motorista, como controle de cruzei­ro adaptativo (ACC) e sistema de monitoramento de pontos cegos.

O motor Pentastar 3.2 V6 de 271 cv de potên­cia e 32,2 kgfm de torque foi substituído por um 2.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 272 cv e 40,8 kgfm, o mesmo que também equipa a nova geração do Jeep Wrangler. O câmbio con­tinua sendo automático de nove marchas, tração 4×4 e Selec-Terrain, como no Compass. Mas, e se a espera por seu desembarque for em vão? Com­pensa arriscar?

Sair da versão mobile