Entre levar para a garagem um veículo já disponível no mercado ou esperar a chegada de um novo modelo, o que fazer? Descubra a resposta em nosso guia!
Textos: Fernando Lalli e Gustavo de Sá
Se trocar de carro ou comprar o primeiro zero-quilômetro está na sua lista de prioridades para este ano, não feche negócio antes de consultar nosso guia especial. O objetivo é mostrar se vale a pena fechar negócio com um modelo já disponível nas concessionárias ou aguardar a chegada de um veículo inédito ou atualizado que está para sair do forno. Neste segundo duelo (de sete ao todo), confira o embate entre Citroën C4 Cactus e o Peugeot 2008 reestilizado.
Veja também:
AGORA
O C4 Cactus demorou para estrear no Brasil, mas trouxe evoluções em relação ao europeu. Feito na plataforma PF1, utilizada em todos os compactos da PSA, o Cactus é um pouco mais comprido e ligeiramente mais baixo e estreito que o Peugeot 2008. Mas o Citroën dá o troco no maior vão livre do solo, com 225 mm – ante 200 mm do modelo da marca do leão.
Ele destaca-se ainda por recursos de assistência à condução inexistentes no 2008, como sistema de frenagem automática de emergência, alerta de atenção ao condutor, alerta de saída involuntária de faixa e indicador de descanso. Além disso, só o Citroën traz chave presencial e partida do motor por botão. Já o 2008 defende-se com o exclusivo teto panorâmico de vidro e pela posição de guiar mais esportiva, graças ao volante de diâmetro reduzido e quadro de instrumentos elevado.
Se você está de olho em um SUV com motor turbo e câmbio automático, vale olhar com carinho agora para o Cactus. Recém-lançado por aqui, ele não deverá ter mudanças profundas tão cedo. Já o 2008, mesmo com a reestilização, tende a ficar defasado logo em relação ao equivalente europeu. O C4 Cactus parte de R$ 69.990 na versão Live 1.6 MT e chega a R$ 99.990 na Shine Pack 1.6 THP.
DEPOIS
Enquanto a Europa aguarda uma nova geração do 2008 para este ano, o Brasil receberá tardiamente a primeira reestilização do modelo no primeiro semestre. Mudam capô, para-choques e grade dianteira, com aletas verticais inspiradas no 3008 – os nichos dos faróis de neblina serão maiores, exclusivos da configuração brasileira (na foto, o facelift europeu). Na lateral, os apliques plásticos nas caixas de roda virão série (atualmente, são restritos à versão Crossway).
O Peugeot finalmente deverá ganhar câmbio automático de seis marchas combinado ao motor 1.6 THP flex, o mesmo conjunto do “irmão” Cactus. Com isso, a atual versão Griffe THP com câmbio manual (R$ 91.990) deixará de ser ofertada. A caixa automática vai elevar o preço do topo de linha para R$ 98 mil. Outra novidade será a adoção de controles de estabilidade e tração para as configurações automáticas com o motor 1.6 de 118 cv.
Na cabine, são esperadas somente alterações no revestimento dos bancos, já que a central multimídia do SUV foi atualizada recentemente. As mudanças na linha 2020 do Peugeot 2008 não deverão alterar as dimensões do modelo, que tem 4.159 mm de comprimento, 1.739 mm de largura, 1.583 mm de altura e 2.542 mm de distância entre eixos. Com as novidades, a PSA espera aquecer as vendas do 2008, que registrou média mensal de 812 emplacamentos no ano passado.