Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Chevrolet convoca donos de Onix Plus por risco de vazamento de combustível

Chevrolet Onix Plus Premier

Outro chamado envolve possível falha do LED da alavanca de câmbio automático

Após o recall por falha no módulo de gerenciamento do motor do Chevrolet Onix Plus, que provocou casos de incêndio e até mesmo interrompeu as entregas do modelo, tivemos acesso a um documento que revela duas novas campanhas de convocação de proprietários do sedã. São dois chamados distintos: um por risco de vazamento de combustível e outro por possível falha do LED da alavanca de câmbio automático – o termo recall não aparece oficialmente em nenhum deles.

O boletim da primeira campanha, de código L192286460, foi emitido no dia 25 de novembro último. O documento informa que “alguns conectores Y da tubulação de combustível podem estar com o material fora do especificado”. Ainda de acordo com o comunicado, o reparo inclui a substituição de trecho da tubulação de alimentação de combustível – o tempo do serviço de troca não foi divulgado.

Entramos em contato com uma proprietária do Onix Plus que relata ter tido problema de vazamento de combustível neste domingo (15/12). Segundo a enfermeira Jéssica Damacena, de Pedra Preta (MT), ela estava com outras três pessoas no carro quando sentiu um cheiro forte de gasolina ao abrir o vidro e passar pela cancela de estacionamento de um shopping center em Cuiabá (MT). “Dirigi por cerca de 8 quilômetros e o cheiro não parou. Quando estacionamos o carro na rua, vimos o chão molhado de gasolina”, relata a proprietária. As imagens enviadas por Jéssica mostram o vazamento na região do tanque de combustível. Confira no vídeo:

De acordo com a proprietária, o serviço de assistência 24 horas da Chevrolet foi acionado e, em 50 minutos, um guincho foi enviado ao local. Ela e a família, que estavam em viagem a cerca de 250 km da área de residência, seguiram o trecho de táxi, custeado pela fabricante. “Hoje, segunda-feira, entraram em contato para dizer que o carro está sendo levado para uma concessionária em Rondonópolis. Ainda não fui informada sobre o que ocorreu de fato. Me ofereceram carro reserva, mas declinei”, afirma Jéssica.

O modelo da enfermeira é um Onix Plus da versão topo de linha Premier, com 3.779 km rodados (na foto acima, sendo rebocado pelo guincho). “Comprei o carro mês passado e ele já foi entregue com o recall do módulo do motor realizado”, explica Damacena.

Falha no LED do câmbio

A outra campanha de serviço descrita no documento é por defeito no LED do trilho da alavanca de câmbio automático. “Em alguns casos, o LED de iluminação da alavanca pode ficar inoperante”, diz o comunicado, também emitido em 25 de novembro com o código L192285250. O reparo inclui a substituição do chicote com LED da alavanca.

Entramos em contato com a General Motors do Brasil para pedir esclarecimentos sobre as novas campanhas de serviço do Onix Plus e a quantidade de unidades envolvida, assim como confirmar se o Onix hatch está envolvido ou não. Em nota enviada à redação, a assessoria de Comunicação da fabricante limitou-se a dizer “que não se trata de um recall e, sim, de uma ação de melhoria contínua” e que “a ação visa o perfeito funcionamento do veículo e a plena satisfação do consumidor”.

Proprietários explicam como funciona o reparo

Proprietário de outro Onix Plus Premier, o engenheiro de controle e automação Gustavo Araujo realizou os dois reparos na tarde desta segunda-feira (16/12), em uma concessionária de São Bernardo do Campo. Segundo ele, o serviço durou cerca de 1,5 hora e não foi preciso esvaziar o tanque de combustível.

“Fiquei sabendo por meio do aplicativo Chevrolet na semana passada e agendei para hoje”, explica. Com 4.500 km rodados, o veículo do engenheiro não havia apresentado nenhum tipo de problema prévio. “Quando comprei, o carro foi entregue com o recall de atualização do módulo do motor já realizado. Estou gostando bastante do meu Onix Plus”, conta Araujo.

Morador de Bauru (SP), outro proprietário consultado pela reportagem já agendou o reparo na concessionária, mas aguarda a chegada da peça para a realização da troca da tubulação. “O mecânico que me atendeu explicou que o procedimento dura entre 2 e 3 horas, pois o tanque de combustível precisa ser removido para a substituição da mangueira”, explica o dono de outro Onix Plus Premier, que pediu anonimato.

O administrador de condomínios Paulo Barbosa é proprietário de um Onix Pluz LTZ e já levou o modelo para realizar o reparo preventivo, uma vez que o veículo não apresentou problemas desde a compra. Somente o chicote da alavanca foi trocado, pois, segundo Barbosa, o reservatório de combustível não pode estar cheio na hora da manutenção. “Fiz o serviço [de troca do chicote da alavanca de câmbio] na concessionária Vigoritto, em São Paulo, e levou cerca de 40 minutos. Não fiz a troca do tubo do combustível pois eles só realizam o reparo se o tanque estiver na reserva. Mas a peça estava lá e irei reagendar para breve”, conta.

Também dono da versão sedã do novo Onix, Edilson Damasceno de Oliveira realizou o procedimento em uma concessionária de São Paulo (SP). “A troca é rápida. Porém, tem que ser feita com o motor frio e tanque na reserva. Fui com tanque cheio e perdi muito combustível”, relata.

Atualizada às 18h21

 

Leia mais

 

Oficial: Chevrolet faz recall de 19.050 unidades do Onix Plus

Novo Chevrolet Onix chega ao mercado com preços a partir de R$ 48.490

Chevrolet Onix conquista nota máxima e Mitsubishi L200 zera em crash-test

Sair da versão mobile