Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Carro parado? Veja os mitos e verdades

reparo na oficina

Se o seu carro está parado há meses, veja quais cuidados tomar e quais as recomendações quando voltar a rodar normalmente

 

Durante a pandemia, muitos veículos estão ficando mais tempo parados do que rodando. E isso, claro, gera alguns problemas. Mas você sabe o que é mito e o que é verdade na hora de cuidar do carro que passa muito tempo parado?

A primeira observação é: ter o carro parado não significa que ele não está sofrendo desgaste das peças. Nem que as revisões programadas possam ser adiadas por ele não estar rodando. Muitas fabricantes adiaram os prazos por questão de segurança, para evitar aglomerações nas oficinas e para atender os clientes que preferem ficar em casa e não se expor nesse momento. Mas as revisões ainda precisarão ser feitas conforme o calendário previsto pela montadora.

“Com o veículo parado, os primeiros sinais podem surgir após pouco mais de 30 dias, e se agravar a partir desse momento. Mas, se haverá uma redução do uso o melhor é manter as revisões em dia”, ressalta Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal.

Veja a seguir os itens que merecem atenção durante o período em que o automóvel circulará menos e o que é mito ou verdade.

Freios

Caso o veículo fique muito tempo parado, pode ocorrer oxidação entre os discos e pastilhas, com maior risco para os veículos que ficam expostos à umidade alta e incidência da maresia. Após alguns dias sem uso, a recomendação é dirigir em velocidade reduzida e ficar atento a qualquer ruído anormal ou ineficiência do freio. Lembre-se que o barulho pode desaparecer com o veículo em movimento e, se isso não acontecer, procure um mecânico para avaliar o sistema de freio.

A DPaschoal explica que aplicar spray desengripante para não oxidar os freios é mito, pois o produto é derivado do petróleo e pode prejudicar o funcionamento dos freios e a eficiência da frenagem.

Freio de estacionamento

A empresa alerta que, atualmente, existem materiais de fricção modernos que são aplicados em lonas e pastilhas dos freios, com substâncias que inibem a “colagem” entre as pastilhas e disco ou sapatas e tambor. Mas isso não está presente em todos os carros e, após passar alguns dias parado sem uso, o freio de mão acionado pode apresentar “colamento”. Ainda assim, sua eficácia não será afetada e ele não deixará de funcionar por estar longos períodos sem uso.

Fluido de freio

Ao voltar a circular com o carro, verifique o nível do fluido e se há vazamento, além de consultar o prazo de validade e a troca do fluido conforme indicado pelo fabricante. Nunca complete o líquido se ele estiver abaixo do nível, porque isso pode ser indicativo de algum problema e deve ser avaliado por um mecânico. Se estiver abaixo do nível, o fluido de freio deve ser substituído. A recomendação é verificá-lo a cada 10 mil quilômetros ou pelo menos uma vez por ano.

Palhetas

Se o veículo ficar parado por muito tempo, mantenha os braços das palhetas levantados para ajudar a minimizar o ressecamento e a deformação da borracha. Além disso, recomenda-se jogar água e ligar os limpadores pelo menos uma vez por semana para manter a borracha hidratada.

Filtros de cabine

Também conhecido como filtro do ar-condicionado, ele deve ser verificado, uma vez que impacta diretamente na saúde dos ocupantes do veículo. Ele não deve ser trocado somente se estiver sujo: segundo a Anvisa, a recomendação técnica é substituir a cada seis meses e independente do uso.

Rotina e limpeza

Quando for abastecer após muito tempo parado, verifique os líquidos de arrefecimento, óleo, limpador de para-brisa, direção hidráulica e óleo de câmbio.

Se houver, abasteça também o reservatório de partida a frio, principalmente no período de temperaturas mais baixas. Não é recomendado rodar com o tanque de combustível na reserva, mas cuidado também se o combustível estiver há muitos meses parado no tanque – a validade da gasolina comum varia de dois a três meses, enquanto a aditivada pode chegar a 10 meses, segundo a Shell.

Por fim, não se esqueça de calibrar todos os pneus, inclusive o estepe. Se o veículo estiver parado, movimente um pouco toda semana para evitar que a banda de rodagem seja amassada ou danificada.

 

Foto: Revista Carro

Sair da versão mobile