Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

BMW M3 de sexta geração chega ao Brasil

BMW M3 Competition

Primeiras unidades do novo BMW M3 chegam agora em maio, em duas versões: Competition e Competition Track, partindo de R$ 757.950

 

À venda desde o começo de abril, começam a desembarcar no Brasil agora em maio as primeiras unidades da sesta geração do BMW M3. O sedã é oferecido nas versões Competition, de R$ 757.950, e Competition Track, de R$ 849.950. Ambas são equipadas com motor 2.0 que entrega 510 cv de potência – são 79 cv a mais que a geração anterior – a 6.250 rpm e 66,2 kgfm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm.

Segundo a fabricante, esse conjunto permite ao esportivo ir de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 290 km/h. Ele virá com o sistema M Drift Analyzer, que registra duração, distância percorrida, linha e ângulo de drift no display; além do M Laptimer, que fornece tempos de volta e análise de performance quando o carro é usado em uma pista. Por fim, contará com o sistema M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, curva de torque e programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para aumentar a segurança em terrenos difíceis ou em uma pilotagem mais esportiva.

História do M3

A primeira geração surgiu no Salão de Frankfurt de 1985, com o E30. Ele trazia motor de 200 cv capaz de atingir velocidades de até 230 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Esse motor foi desenvolvido por Paul Rosche, Gerente Técnico da BMW Motorsport GmbH, que também criou o motor turbo que Nelson Piquet usou para vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1983.

A segunda geração, conhecida como E36, chegou em 1992 com uma nova proposta de carroceria. Trazia motor de seis cilindros em linha que rendia 321 cv e permitia aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

Nos anos 2000 era a vez da terceira geração, a E46, que tinha motor seis cilindros em linha com 343 cv e ia da imobilidade aos 100 km/h em 5,2 segundos. A quarta geração veio em 2007, batizada de E92, que trouxe portas, porta-malas e luzes com o Série 3 Coupé, além do motor de oito cilindros em V com 420 cv entregues a 8.300 rpm.

Seis anos depois, vinha a quinta geração, a F80, apresentada em 2013. Ela manteve a nomenclatura M3 para a carroceria sedan, enquanto a versão Coupé foi nomeada para M4. Ela marcou o retorno do motor seis cilindros em linha com potência de 431 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

 

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile