SUV a combustão com sistema híbrido leve e outro com opção elétrico estreiam até o final do mês
Texto: Marcos Camargo
Anunciados desde o ano passado os novos BMW X3 e Mini Aceman chegam ao Brasil em um total de três opções. O SUV médio da BMW traz sistema híbrido leve com motor seis cilindros na nova geração G45 enquanto o Mini Aceman chega com duas opções de motor elétrico com proposta minimalista de SUv compacto para completar a gama da Mini no Brasil.
BMW X3
O novo BMW X3 2025 traz o novo desenho com a grade do duplo rim ampla com sentidos difusos e combina farois em LED adaptativos em duplo LED que substituem o antigo laser. A versão para o Brasil é a M50 XDrive que substitui o antigo M40 e agora sem o “i” enquanto o Drive passa para o final do nome do carro. Essa nova denominação deixa o i apenas para os modelos elétricos. Na Europa por exemplo onde ainda há modelos diesel a denominação d fica sem alteração.
Alem das linhas angulosas o novo BMW X3 ainda traz pinças de freio azuis, suspensão adaptativa e sistema interno de luzes que responde ao tipo de condução usada. Também tem sistema de som Harman Kardon de 15 falantes e 750 watts e sistema operacional ID9.
Novo motor híbrido leve
O BMW X3 combina um seis cilindros 3,0 litros em linha com 381cv e 54kgfm de torque com sistema híbrido leve que resulta em 398cv e 58kgfm de torque. A velocidade máxima é de 250km/h e 0-100 em 4,6s. Não propagado como híbrido o BMW X3 traz essa inscrição no documento ficando livre do rodízio em São Paulo e aproveitando algumas isenções ou descontos de IPVA conforme o estado.
O BMW X3 M50 XDrive chega em versão única por R$ 624.950 sendo R$ 20 mil mais caro que a antiga geração. A novidade chega dia 25 de fevereiro aos concessionários do país.
Mini Aceman 2025
Depois da estreia do novo Mini Cooper elétrico e do Countryman a BMW traz mais um modelo sem motor a combustão para o mercado nacional. Fica posicionado abaixo do Countryman com motor 100% elétrico mantendo alguma herança com as “raizes do Mini” como a própria marca define.
O Aceman também traz a identidade visual mais limpa dos elétricos, os faróis em LED trapezoidais e a lanterna com identidade vertical que remete à bandeira do Reino Unido.
Por dentro o minimalismo continua e a Mini passa a usar um novo tipo de couro sintético com preenchimento de lã e mescla de plásticos. O interior dispensa cromados ou galvanizados com uma pegada mais natural. Traz ainda a característica multimídia com tela OLED redonda com toda a conectividade e 9,5kw.
O Mini Aceman tem 4,07 metros de comprimento, 1,75m de largura e 1,50 m de altura. Tem o perfil compacto e a plataforma evoluída do Mini Cooper elétrico que foi desenvolvida na China e compartilhada com o Mini Cooper e com o GWM Ora 03.
O Mini Aceman segue as duas versões vendidas fora do país: E e SE. A primeira tem 184cv e 29kgfm de torque com 42,5kwh que rende 253km de autonomia no ciclo PBEV recarregavel em até 28 minutos em DC a 75kw e 4h15 em wallbox. Já o SE tem 54kwh (um módulo extra) com até 370km de autonomia no PBEV com carga rápida em 31 minutos e o motor 218cv e 33kgfm de torque. O 0-100 da versão mais forte é de 7,1s e máxima de 180km/h.
O novo Mini Aceman estreia nas duas versões com pequenas diferenças de acabamentos e motorização. No SE há sistema Parking Assistant plus e “experience modes”, navegação com realidade aumentada, revestimentos ecológicos com padronagem distinta, assentos John Cooper Works e som Harman Kardon. O Aceman E custa R$ 254,9 mil e o SE custa R$ 304,9 mil.