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Avaliação: Fiat Toro Endurance 1.8 manual

Fiat Toro Endurance 1.8 manual

Versão mais barata da picape mostra mais desenvoltura com o
câmbio manual de 5 marchas do que com o automático
de 6 marchas. Mas o consumo…

 

Um dos veículos mais bem sucedidos do mercado brasileiro nos últimos anos, a Fiat Toro contempla os anseios de dois perfis de consumidores em crescimento notório no país: o de picapes e o de SUVs urbanos. A própria FCA vende o modelo como um misto das duas vertentes, já que sua carroceria monobloco é derivada da plataforma do Jeep Renegade. Ambos saem da mesma linha de montagem em Goiana (PE).

As novas versões Endurance da Toro privilegiam mais seu lado picape: menos diversão, mais trabalho, com pacote de equipamentos mais enxuto e acabamento simplificado. A versão avaliada, Endurance 1.8 flex manual, é a mais barata de toda a gama: R$ 96.990. Porém, para chegar a esse preço, abre mão da central multimídia (de série, há apenas preparação para rádio), prescinde de retrovisores com comando elétrico e até da roda de liga leve (sai de fábrica com rodas de aço e calotas).

A unidade testada pela CARRO possuía dois pacotes de opcionais (cada um por R$ 3.000) que traziam os três itens citados, mais câmera de ré, sensor de estacionamento, farol de neblina, volante em couro, entre outros. Somados à pintura, o preço final do veículo cedido pela FCA é de R$ 105.690.

De série, os bancos são revestidos em tecido e plásticos são abundantes no painel e forros de porta. As regulagens de encosto e altura do banco do motorista são manuais e o ar-condicionado, idem, mas o volante tem ajuste de altura e distância. Há vidros elétricos com função um-toque para o motorista, retrovisores externos também elétricos, travas elétricas, luz de rodagem diurna e lanternas traseiras em LED.

Um item de série chama a atenção: o controle de velocidade de cruzeiro, muito raro em veículos de câmbio manual no Brasil. Completam a lista de série os controles de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, sistema stop-start e monitor de pressão dos pneus.

Nicho próprio

Além de um desenho externo extremamente feliz – e aparentemente sem prazo para envelhecer – a Fiat Toro tem dimensões externas até agora únicas em nosso mercado. Maior do que sua rival direta, a Renault Duster Oroch, a picape da marca italiana está mais próxima do segmento das picapes médias de carroceria sobre chassi como, por exemplo, a Toyota Hilux.

A Toro tem 4,94 m de comprimento (25 cm maior que a Oroch e 37 cm menor que a Hilux), mas seu entre-eixos está bem mais próximo da categoria de cima: 2,99 m, apenas 9 cm a menos que a picape da Toyota. O volume da caçamba da Toro é superior à sua rival da Renault (820 litros contra 683 da Oroch), porém, a capacidade de carga em peso é inferior: 550 kg de carga útil contra 650 kg – curiosamente, até a pequena Fiat Strada empata com a Oroch nesse item.

Como Toro e Renegade partilham da mesma plataforma, salvo o acerto de suspensão e carroceria visarem usos diferentes, é de se esperar que o comportamento da picape e de seu meio-irmão SUV sejam semelhantes. E, de fato, na vida real, pouco diferem. A direção eletroassistida é muito confortável em todas as situações de condução e, se não fosse pela suspensão, em nada lembraria uma picape. Em contrapartida, a grande distância entre os eixos da Toro afeta o diâmetro de giro: 12,2 m, igualmente próximo ao de uma picape de medidas bem mais amplas. Isso é bastante sentido em manobras de estacionamento.

Carregando o fardo

O trem de força da Toro Endurance 1.8 é o mesmo que antes era oferecido no descontinuado Renegade Sport com câmbio manual de 5 marchas. Seu motor 1.8 E.torQ EVO VIS (com comando e coletor de admissão variáveis) gera potência de 139/135 cv (E/G) a 5.750 rpm e torque de 19,3/18,8 kgfm a 3.750 rpm.

Com o veículo vazio, mesmo com a 1ª marcha ligeiramente mais longa que sua versão automática, a Toro com câmbio manual responde satisfatoriamente saindo da inércia, permitindo que o motorista seja mais sutil ao acelerador. Bem diferente do comportamento mais progressivo (e lento) de sua versão AT6 com o mesmo motor.

Entretanto, nos testes da CARRO na pista da ZF em Limeira (SP), ficou evidente como os 1.606 kg de peso impactam seus números absolutos de desempenho e consumo. Com uma relação peso-potência nada favorável de 11,55 kg/cv, após diversas repetições para confirmar o resultado, a Toro 1.8 manual fez sua melhor aceleração de zero a 100 km/h em 14s7. Na retomada em 3ª marcha, fez de 40 a 100 km/h em 12s3. Em 4ª marcha, foi de 60 a 120 km/h em 18s0 e de 80 a 120 km/h em 12s2.

Na medição de consumo de etanol, a Toro 1.8 manual foi o modelo que estreou a nova metodologia da CARRO: testes de cidade e rodovia com o ar-condicionado ligado. O objetivo é se aproximar ainda mais dos resultados em uso na vida real. Sob esse padrão, a Toro 1.8 manual atingiu 5,6 km/l em perímetro urbano e 9,3 km/l no rodoviário. Com média PECO de 7,3 km/l, sua autonomia média com o combustível vegetal é de apenas 436 km, mesmo dotada de um tanque com 60 litros de capacidade.

Para quem procura um veículo de trabalho e avalia a Toro Endurance como uma alternativa, consumo de combustível é um quesito importante. Por isso, é importante apontar que os resultados são muito próximos aos da versão 1.8 AT6 testada ainda no padrão antigo: a autonomia média com etanol da Toro 1.8 automática, sem ar-condicionado ligado, foi de 468 km. Apenas 32 km mais extensa.

Entre as duas versões, considerando o uso profissional, a Toro 1.8 manual teria, potencialmente, menor custo de operação. Para uso pessoal, entretanto, adquirir uma Toro 1.8 flex, seja com qual tipo de câmbio for, só faz sentido se a caçamba for essencial para você. Caso contrário, nesta faixa de preço das versões Endurance, é possível adquirir um Jeep Renegade 1.8 automático bem equipado. E, com 71 cm a menos de comprimento, é mais fácil de estacionar.

 

Ficha técnica Fiat Toro Endurance 1.8 manual 

·         DADOS DE FÁBRICA
Motor 1.8; 4 cilindros em linha
Cilindrada 1747 cm³
Potência 139 cv (E) / 135 cv (G) a 5.750 rpm
Torque 19,3 kgfm (E) / 18,8 kgfm (G)  a 3.750 rpm
Câmbio Manual de 5 marchas
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson / Indep. Multibraço
Pneus e rodas 215/65 R16H
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado / Disco ventilado
Peso (kg) 1606 kg
Comprimento (mm) 4.944 mm
Largura (mm) 1.844 mm
Altura (mm) 1.680 mm
Entre-eixos (mm) 2.990 mm
Porta-malas (litros) 820 l
Tanque de combustível (litros) 60 l
Preço R$ 96.990,00
·         NOSSAS MEDIÇÕES
Aceleração (em segundos)
0 a 100 km/h 14,7s
0 a 400 m (km/h) 19,7s (115,5 km/h)
Retomada (em segundos)
40-100 km/h em 3ª marcha 12,2s
60-120 km/h em 4ª marcha 18,0s
80-120 km/h em 4ª marcha 12,15s
Frenagem (em metros)
80-0 km/h 27,5 m
100-0 km/h 43,8 m
120-0 km/h 62,5 m
Fading dos freios (em metros) 100-0 km/h, carregado (200 kg)
1ª frenagem 42,0 m
Pior frenagem 46,6 m
Melhor frenagem 42,0
·         MEDIÇÕES MERCADO
Consumo (em km/l)
Cidade etanol 5,6 km/l
Rodovia etanol 9,3 km/l
Média PECO 7,3 km/l
Autonomia (km) 436 km
·         PREÇOS E CUSTOS
Carro testado R$ 105.490,00
Versão básica R$ 96.990,00
*Desvalorização (1 ano) 12,48%
Garantia 3 anos
IPVA (4%) R$ 3.879,60
**Seguro
Revisões (até 30 mil km) R$ 1.828,00
·         AVALIAÇÃO MERCADO
Preço básico 6,5
Preço completo 5,0
Consumo médio 4,0
Autonomia 4,5
Garantia 8,0
Seguro n/d
Revisão 9,0
Desvalorização 10,0
Pintura 0
Média final 5,9
·         NOSSA AVALIAÇÃO
Carroceria 6,2
Segurança 6,0
Conforto de rodagem 6,1
Propulsão 4,9
Comportamento 6,1
Média final 5,9

*Fonte: FIPE
**Fonte: Solid Seguros

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