Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Audi lança A4 Ambition de 252 cv por R$ 244 mil

A nova geração do Audi A4 leva ao extremo a padronização visual dos modelos da marca de Ingolstadt. Mudaram plataforma, motor, câmbio e, mesmo assim, ainda tem quem ache que o carro passou apenas por uma reestilização.

Tanto em maio, quando testamos a versão Ambiente, quanto no mês passado, quando avaliamos a station Avant, o novo A4 impressionou pela tecnologia embarcada e pelo desempenho equivalente ao dos rivais. Mas ainda faltava uma opção para quem busca mais desempenho.

Enquanto o novo S4 não chega, a Audi trouxe agora em outubro o inédito A4 Ambition. Apesar de manter o mesmo 2.0 turbo com câmbio robotizado de dupla embreagem e sete marchas das outras versões, o A4 ficou mais potente, com 252 cv distribuídos pela tração integral quattro. O sistema normalmente divide a força por igual nas quatro rodas, com limite de 85% em um dos eixos.

A novidade também marca a estreia dos faróis Matrix LED, herdados do A8 e exclusivos do segmento – mas opcionais por R$ 6.000. Como os R$ 244.000 que o A4 Ambition custa não é um preço acessível, ter de pagar a mais para ter um carro completo não é exatamente uma boa notícia. Ah, e ainda há câmera de ré, alerta de veículo no ponto cego, HUD e sistema de som Bang & Olufsen vendidos à parte. Completo, esse A4 beira R$ 275.000.

O valor ainda não inclui o controlador de velocidade adaptativo, que só chega nos próximos meses por dificuldades com a legislação brasileira. Mas, com um sedã capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5s8, lidar com tráfego mais lento na estrada está longe de ser um problema.

Em qualquer um dos perfis eletrônicos do carro o A4 empolga. Quem busca economia terá ótimo consumo, conforto acima da média para quatro adultos (com direito a ar-condicionado de três zonas) e o conhecido câmbio S-Tronic, que aproveita o máximo do versátil motor EA888, que equipa desde Golf GTI a Porsche Macan.

A calibração da suspensão lembra uma opção intermediária entre a suavidade do Mercedes Classe C e a firmeza do BMW Série 3. Sua eficiência em ruas esburacadas surpreende: aquele buraco que poderia causar preocupação é transposto com suavidade e silêncio.

Ainda que não transmita uma sensação inicial de esportividade como o 328i, seu rival mais direto, o A4 não deixa nada a desejar em relação ao concorrente da BMW – com a vantagem de entregar mais conforto e ser mais prático no dia a dia.

Por mais que existam clientes sempre ávidos por mais desempenho, falta de potência e tração não era exatamente um problema do A4. Mas, após guiar o Ambition, nota-se que potência extra é sempre bem-vinda, ainda mais quando ela é distribuída nas quatro rodas.

VEJA ABAIXO OS PREÇOS DO AUDI A4 NO BRASIL

Sair da versão mobile