Depois do SUV, versão cupê chegará ao país até o final do ano, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, entregando maior autonomia
Durante a apresentação oficial do novo e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca no Brasil, a Audi confirmou também a chegada, ainda em 2020, do e-tron Sportback. Revelada em novembro do ano passado no Salão de Los Angeles, a versão com estilo cupê traz dois motores elétricos – um em cada eixo – que entregam potência combinada de 408 cv e 67,7 kgfm de torque. São 183 cv e 31,5 kgfm na dianteira e 224 cv e 36,2 kgfm na traseira.
Segundo a fabricante, com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente. A tração é integral quattro, redistribuindo o torque entre as rodas dianteira e traseira automaticamente conforme a necessidade. Há os modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.
Feito em Bruxelas, na Bélgica, sobre a plataforma MEB, ele conta com o mesmo conjunto de baterias do SUV e-tron. Contudo, sua autonomia é maior: são 446 km de autonomia no ciclo WLTP, frente aos 436 km do SUV. A recarga pode ser em uma tomada simples de 110V ou em estações ultrarápidas de 150 kW, neste caso, carregando 80% da bateria em 30 minutos.
Em relação ao e-tron “normal”, as medidas mudam pouco. São 4.901 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.616 mm de altura, com caimento acentuado do teto na traseira dando um toque de cupê ao modelo. A distância entre-eixos é de 2.928 mm, enquanto o porta-malas oferece capacidade para 615 litros, sendo 60 litros em um compartimento na dianteira sob o capô. Com os bancos traseiros rebatidos, chega a 1.655 litros.
Os preços do e-tron Sportback ainda não foram divulgados, mas o SUV varia entre R$ 499.990 na versão Performance e R$ 539.990 na Performance Black – com preço promocional para o lançamento de R$ 459.990 e R$ 499.990, respectivamente.
O e-tron será comercializado em 14 concessionárias da marca com a bandeira e-tron, que também terão pontos de recarga rápida e veículos para test-drive. Esses pontos estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Vitória e quatro em São Paulo.