Audi e-tron

SUV chega ao País com preço promocional em duas versões, e com novas tecnologias como os retrovisores virtuais

 

A Audi lança no mercado brasileiro o SUV 100% elétrico e-tron, seu modelo modelo movido totalmente a eletricidade por aqui. Ele já está nas concessionárias do País partindo de R$ 459.990, valor promocional de lançamento que traz ainda quatro anos de manutenção inclusos e valorização de R$ 15.000 no troca do usado. Após esse período, o preço de tabela será de R$ 499.990, com quatro anos de garantia do veículo e oito ano para as baterias.

Audi e-tron

Feito em Bruxelas, na Bélgica, sobre a plataforma MEB, ele conta com dois motores elétricos que entregam potência combinada de 408 cv e 67,7 kgfm de torque. São 183 cv e 31,5 kgfm na dianteira e 224 cv e 36,2 kgfm na traseira. Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente. A tração é integral quattro, redistribuindo o torque entre as rodas dianteira e traseira automaticamente conforme a necessidade. Há os modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.

Audi e-tron

Sistema de baterias

O sistema de baterias possui 36 módulos de alumínio, pesando cerca de 700 kg. Sua autonomia é de 436 km, conforme divulga a Audi. A recarga pode ser em uma tomada simples de 110V ou em estações ultrarápidas de 150 kW, neste caso, carregando 80% da bateria em 30 minutos.

Audi e-tronUma tecnologia disponível no e-tron é a possibilidade de selecionar o grau de recuperação de energia entre três níveis, utilizando aletas localizadas atrás do volante – como as tradicionais borboletas de trocas de marcha. Com isso, o motorista pode acelerar e desacelerar o veículo usando apenas o pedal do acelerador, mas não é a mesma tecnologia conhecida como “pedal único” presente em outros veículos elétricos.

No nível 0 ou sem resistência, o motor funciona na “banguela”. Já no nível 1, o motor apresenta uma leve resistência recuperando um pouco de energia para a bateria. Por fim, no nível 2, o motor apresenta uma maior resistência, recuperando mais energia para a bateria.

 

Novas tecnologias

O destaque fica com os retrovisores externos virtuais, ou seja, câmeras substituem os retrovisores físicos. Isso reduz o arrasto aerodinâmico. As imagens das câmeras são exibidas em monitores internos de 7″, com brilho que se ajusta automaticamente. A Audi ressalta que, além de não embaçarem na chuva, eles permitem melhor visibilidade à noite e sem ofuscamento pelo brilho do sol.

Audi e-tron

O SUV vem equipado com suspensão a ar, com altura que varia até 76 mm, medindo 4.901 mm de comprimento, 2.043 mm de largura, 1.629 mm de altura e 2.928 mm de entre-eixos. Seu porta-malas leva 600 litros, podendo chegar a 1.725 litros com os bancos traseiros rebatidos. O peso total do veículo é 2.655 kg.

Audi e-tron

Versões e equipamentos

O e-tron será comercializado em duas versões. A Performance inclui bancos dianteiros elétricos em couro, ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de quatro zonas, teto solar panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura, faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, assistente de estacionamento com visão 360º, indicador de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, oito airbags e interior com duas telas de 10,1″ e 8,6″. São opcionais nessa versão: pintura metálica e Pacote Tecnológico (head-up display, alerta de colisão frontal e visão noturna).

Audi e-tron

Já a configuração topo de linha Performance Black adiciona bancos dianteiros esportivos, sistema de som Bang & Olufsen, kit S Line no exterior (soleiras de alumínio iluminadas, capa do retrovisor na cor preta, frisos decorativos em preto brilhante e pinças de freio na cor laranja). Aqui são opcionais: retrovisores virtuais, faróis Full LED HD e o pacote Audi Side Assiste (ajusta o veículo em caso de colisão iminente, aviso de perigo se os ocupantes estão saindo do veículo, aviso de perigo em mudança de faixa e alerta de tráfego reverso). Em ambas as versões, as rodas são de 21 polegadas, com com desenho diferenciado em cada uma.

Audi e-tron

A versão Performance tem preço sugerido de R$ 499.990, enquanto a Performance Black sai por R$ 539.990. No período de lançamento, os valores promocionais serão de R$ 459.990 e R$ 499.990, respectivamente. O intervalo de manutenção é anual ou a cada 10.000 km.

O SUV será comercializado em 14 concessionárias da marca com a bandeira e-tron, que também terão pontos de recarga rápida e veículos para test-drive. Esses pontos estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Vitória e quatro em São Paulo.

Share This