SUV com teto retrátil de lona adota conectividade indisponível no futuro crossover nacional
A Volkswagen mostrou ontem, no Brasil, os detalhes da nova central multimídia VW Play, que estreará no Nivus com serviços digitais e espelhamento sem fio, mas sem conexão nativa de internet móvel. Enquanto isso, na Europa, a marca lança esta semana o T-Roc conversível, que traz tela multimídia com internet embarcada de série.
O T-Roc Cabriolet chega em duas versões: Style (27.450 euros) e R-Line (32.810 euros). A primeira traz motor 1.0 TSI de 115 cv, enquanto a topo de linha usa o 1.5 TSI de 150 cv. Ambos são acoplados a um câmbio manual de seis marchas – a caixa automatizada de dupla embreagem (DSG) e 7 marchas é opcional para o mais potente.
Com capacidade para quatro ocupantes, o T-Roc Cabriolet adota capota retrátil de lona. A abertura do teto pode ser feita a até 30 km/h e leva 9 segundos ao todo – o fechamento dura 11 segundos.
O teto retrátil toma 161 do espaço original do porta-malas. Enquanto o T-Roc “convencional” traz 445 litros de volume, o conversível pode transportar apenas 284 litros (o equivalente a um up! nacional, que traz 285 litros de volume).
Conexão embarcada
O T-Roc Cabriolet chega com o mesmo sistema adotado no Golf de oitava geração, com o chamado eSIM integrado. Este é um dispositivo que permite a contratação de plano internet móvel para o carro, em parceria com a empresa europeia Cubic Telecom. O resultado é semelhante ao visto nos novos Onix, Onix Plus, Tracker e Cruze – estes, entretanto, trazem um chip (SIM) físico soldado aos dispositivos eletrônicos do carro.
A conexão nativa abre outras possibilidades para o T-Roc Cabriolet. Por meio do app “We Connect”, é possível verificar à distância a localização do carro, receber diagnóstico de falhas ou até mesmo destravar as portas.
As opções de multimídia do T-Roc Cabriolet são as mesmas hoje disponíveis em modelos como Polo, Virtus e T-Cross: Composition (6,5 polegadas) e Discover Media (8 polegadas).
Por aqui, a central multimídia do Nivus terá loja específica de aplicativos, com possibilidade de pedir comida (via iFood) ou acionar socorro mecânico (via Porto Seguro) diretamente pela tela no painel. Tudo isso, entretanto, só será possível com o pareamento do celular, que proverá a conexão 4G.
Fotos: Divulgação