Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Volvo terá nova plataforma para veículos elétricos

Fábrica Volvo XC90 SPA

No ano em que celebra 10 anos sob comando da chinesa Geely, marca sueca comemora resultados e planeja
futuro elétrico

 

A Volvo anunciou que, até 2025, pretende que metade do volume global de vendas da marca seja de veículos 100% elétricos, sendo os demais híbridos. Para isso, a marca prometeu novos lançamentos na inédita plataforma SPA2, uma evolução da arquitetura SPA usada atualmente nos modelos XC90, XC60, S90, S60 e V90. Todos eles deverão ganhar versões totalmente elétricas, como o XC40 Recharge (este feito em outra plataforma, a CMA).

Para seguir os passos do SUV compacto, os primeiros a serem lançados em versões elétricas deverão ser XC60 e XC90, seguidos dos demais modelos. O anúncio de eletrificação total da gama faz parte das comemorações dos 10 anos da Volvo sob comando da chinesa Geely. Após a aquisição, a marca sueca saltou em participação de mercado, graças à atualização completa da linha de automóveis.

“Com a Geely, começamos uma nova fase de sucesso que nos levou a um nível totalmente novo. Renovamos completamente nosso portfólio de produtos, estabelecemos uma presença global e quase dobramos nossas vendas”, afirma o executivo-chefe da marca, Håkan Samuelsson.

Em 2011 (ano seguinte à aquisição pela Geely), a Volvo Cars tinha 21.500 funcionários e vendas globais de 449.255 veículos. Em 2019, os números dobraram: 43.000 funcionários e vendas globais de 705.452 carros.

Foto | Divulgação

Sair da versão mobile