O Polo 1.6 MSI só tinha câmbio manual de 5 marchas, faltava o automático
Texto e fotos: André Schaun
O novo Volkswagen Polo oferecia câmbio automático apenas nas versões Comfortline e Highline, com o motor 1.0 TSI, deixando uma lacuna no motor aspirado 1.6 MSI. Mas isso mudou com a linha 2019.
Desde julho, o Polo 1.6 MSI passou a contar com o câmbio automático epicíclico convencional de seis marchas, partindo dos R$ 62.690. Os itens de série são os mesmos da versão manual, porém pode contar com um kit extra de R$ 3.415 consistindo de rodas de liga leve, central multimídia com CarPlay e Android Auto e espelhos elétricos. E por mais R$ 1.381, a versão conta com controles de estabilidade e tração e auxílio para partida em rampas; e foi com esses opcionais que realizamos esta avaliação.
Em movimento, sua resposta é algo mais lenta do que a versão manual, embora o motor mostre boa elasticidade… As trocas automáticas são boas, mas no modo esportivo do câmbio ficam mais rápidas.
É de estranhar a ausência das borboletas, já que este câmbio Aisin AQ160-6F é construtivamente o mesmo AQ250-6F usado no Polo 1.0 TSI, que não tem versão manual. É de se supor que tenha sido exclusivamente por razões de custo visando melhor posicionamento de mercado em preço. De qualquer maneira, as trocas manuais pela alavanca seletora são fáceis e até divertidas.
Sua suspensão é muito bem ajustada, deixando o hatch bem estável e com poucas oscilações; além de ótima acústica. As arrancadas em aclives são facilitadas pelo assistente para esse fim. Apesar da falta de alguns itens, para sua principal proposta, que é de tornar o percurso urbano mais agradável, seu papel é bem cumprido, mas todos os opcionais são essenciais para a versão valer a pena.