Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Volkswagen comemora 50 anos do Golf e exibe modelo restaurado

texto & fotos: Marcos Camargo Jr.

O Golf é o carro mais vendido da Volkswagen e está completando 50 anos. Lançado em 1974 para substituir o Fusca que saiu de linha naquele ano o Golf sempre foi um sucesso de vendas. Agora com a atual geração confirmada no Brasil a Volkswagen exibiu um modelo interessante que passa a integrar seu acervo da “Garagem Volkswagen”: o Golf GTI 2008.

Trata-se de um Golf GTI MK 4,5 cuja produção alcançou 246 unidades entre 2007 e 2009 e foi a geração mais longeva da história do compacto. Esse carro chegou a ficar duas gerações atrás do modelo europeu e mesmo um pouco envelhecido vendia bem na época. Esse carro em questão foi totalmente restaurado na proporia fábrica da Volkswagen para a exibição.

O carro esteve sob os cuidados da engenharia. Foi usado como unidade de homologação e e rodou só 20.000km no hodômetro mantendo suas principais características.

Motor do Golf MK4

O motor que equipa o a Golf MK4,5 é o 1.8 turbo EA113 com 193cv e 25,5kgfm de torque e acelera de 0-100km em 7,5s com velocidade máxima de 231km/h, número superior ao Honda Civic SI da época. A unidade na cor preta da Volkswagen está equipada com câmbio AQ250 tiptronic.

O interior em couro tem um capricho extra para o GTI. Tinha várias opções de acabamento de couro, detalhes de alumínio no acabamento e o famoso cluster branco.

Antes do show

O carro teve uma manutenção criteriosa antes de ser exibido na Garagem Volkswagen: motor e câmbio foram totalmente desmontados para uma manutenção completa. “Foi feita desmontagem motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de amortecedores, micro pintura e outros detalhes”, completa.

Além dele a Volkswagen exibiu nos 50 anos do Golf um raro VR6, versões anteriores do acervo e também o Golf GTI europeu que será lançado em 2025 por aqui. Na Garagem estão reunidos cerca de 30 modelos clássicos que também são mostrados no perfil oficial do Instagram.

 

Sair da versão mobile