Dia Internacional da Kombi passa a ser comemorada em 2023
A Volkswagen passou a comemorar no dia 2 de junho o Dia Internacional da Kombi, uma homenagem da montadora alemã para um dos veículos que fizeram história no Brasil a partir de 1953 no bairro do Ipiranga, localizado em São Paulo/SP. A partir de 1957, o modelo passou a ser produzido na fábrica da VW em São Bernardo do Campo com 50% de seus componentes oriundos do mercado nacional, número que chegou a 95% no ano de 1961.
Em 1967, a marca lançou a Kombi na versão pick-up. Em 1992, foi o primeiro utilitário nacional a ser equipado com catalisadores e receber o sistema de servo freio a vácuo. Já em 1997, passou por uma reestilização com a Kombi Carat, recebendo porta lateral corrediça, teto mais alto e passagem livre entre os bancos dianteiros e traseiros.
O modelo foi fabricado até 2013, quando uma versão de despedida com apenas 1200 unidades produzidas foi lançada. Anos mais tarde, o modelo voltou com uma versão totalmente elétrica, batizada de ID.Buzz e que tem como inspiração a primeira geração da Kombi.
Garagem VW possui quatro versões históricas
A Volkswagen mantém em seu acervo particular dentro da fábrica em São Bernardo do Campo quatro versões históricas do modelo. A Kombi Corujinha, a Kombi Pick-ip, a Kombi Last Edition e a Kombi Standart.
Kombi Corujinha
A Kombi Corujinha possui uma pintura saia-e-blusa combinando o vermelho calipso com o branco lótus. Foi adquirida de um colecionador pela Volkswagen em 2012 e após ser restaurada, passou a integrar o acervo da marca em seu museu particular, sendo o veículo mais antigo da Garagem VW.
Kombi Pick-up
A Kombi Pick-up do acervo da Volkswagen foi fabricada em 1999 e utilizada pela montadora para transporte de peças e veículos dentro do complexo. A unidade exposta na Garagem VW foi utilizada até 2017, quando foi aposentada, restaurada e exposta juntamente com outros veículos do museu da VW.
Kombi Last Edition
Com a Kombi saindo de linha em 2013 por conta das novas regras que veículos zero quilômetros precisariam seguir no Brasil, a Volkswagen produziu a Kombi Last Edition, uma versão de despedida do clássico modelo da marca. Foram apenas 1200 exemplares fabricados, com uma delas exposta na Garagem VW.
Kombi Standart
A Garagem VW conta com a última unidade da Kombi produzida, que saiu da linha de montagem diretamente para o acervo da marca. Possui menos de 100 km rodados no hodômetro e está exposta de maneira 100% original.