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Vimos de perto o início da produção do Citroën Basalt

SUV cupê já foi confirmado com motor T200 1.0 turbo de até 130 cv

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Stellantis/Divulgação

Nesta semana, a Revista Carro viu de perto o início da produção do novo Basalt em Porto Real, no Rio de Janeiro. O SUV cupê, que será lançado nos próximos dias, já foi confirmado com motor T200 1.0 turbo de até 130 cv. Além disso, a novidade chega para completar a família C-Cubed, que já têm o C3 e C3 Aircross, que também são fabricados na planta fluminense junto com o C4 Cactus.

 

Sobre a Fábrica

 

Vale lembrar que recentemente a linha de montagem recebeu R$ 3 bilhões de investimento, somado aos R$ 10 bilhões de investimentos desde 2011, totalizando R$ 13 bilhões. Ademais, o Polo Automotivo de Porto Real deve receber a produção do Jeep Avenger (plataforma CMP, a mesma dos C-Cubed), que deve sair da produção com motorização híbrida. O capital investido será destinado para o desenvolvimento e produção de novos carros, além da modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade fabril.

“Aqui já foram investidos desde 2011 mais de R$ 10 bilhões o que é um número bem relevante sendo a maior planta exportadora do estado do Rio de Janeiro”, disse Glauber Fullana, vice presidente de Manufatura da Stellantis.

Esse valor também faz parte dos R$ 32 bilhões anunciados pela Stellantis para América do Sul, sendo o maior da história da indústria automotiva na região. Ao todo, serão lançados 40 modelos, 8 motores, assim como o desenvolvimento das plataformas Bio-Hybrid.

Atualmente, a Stellantis tem seis fábricas na América do Sul, sendo três na Argentina e três no Brasil. A capacidade produtiva é de 1,3 milhão de veículos por ano. Em Porto Real já foram fabricados 1,8 milhão de veículos em 23 anos e mais de 370 mil carros foram exportados. Atualmente, a unidade produz uma média de 216 veículos por dia, cerca de 4,7 por mês e gera 5 mil empregos diretos. O Polo Automotivo de Porto Real conta com 10 fornecedores locais, sendo sete empresas no parque de fornecedores ao lado do complexo fabril, bem como outros 10 já estão em processo de negociação. A Stellantis ainda conta com uma escola dentro da fábrica com 20 alunos do curso de Operações Industriais, que dura nove meses e funciona como qualificação profissional para os alunos da região.

“Hoje nossa fábrica tem nível de automação acima dos 90% além de pintura e montagem que foram automatizados. Temos foco nas pessoas em todos os níveis de produção. Eu vim de outras plantas, já estive na planta de Pernambuco e Betim e temos em todas elas o foco no desenvolvimento de pessoas. Dentro do novo ciclo de R$ 3 bilhões para 2025 a 2030, nosso foco está no desenvolvimento de fornecedores permitindo que essa planta seja mais competitiva”, disse Francis Jorge, diretor da planta de Porto Real.

Sobre o Basalt

Recentemente, a Citroën informou que o Basalt terá motor 1.0 litro turbo de 130 cv, que também está presente no C3 You e C3 Aircross, além de outros modelos da Stellantis como Fiat Pulse, Strada e Fastback, e Peugeot 208 e 2008. Esse conjunto mecânico é conhecido pelo MultiAir III, turbocompressor refrigerado com wastegate elétrica e injeção direta de combustível.

O modelo ainda pode ser equipado com motor 1.0 Firefly de 75 cv nas versões de entrada. A transmissão deve ser automática do tipo CVT.

Em relação ao tamanho, o Citroën Basalt mede 4.352mm de comprimento, 1.765mm de largura, 1.593mm de altura e 2.651mm de distância entre-eixos, 470 litros de porta-malas e tanque de 45 litros.

O Basalt terá nas versões topo de linha itens como ar-condicionado digital, enquanto a chave canivete deve ser item de série das três versões. A estreia oficial ocorre até o final do ano, mas em breve a novidade será mostrada ao vivo na fábrica da Stellantis em Porto Real.

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