A GM da Rússia divulgou nesta terça-feira (26) as fotos oficiais do novo Chevrolet Niva, que será apresentado durante o Salão de Moscou, que começa no próximo dia 29. O modelo é a evolução do clássico jipe da Lada, que leva o mesmo nome. Desde 2001 a GM mantém uma joint venture com a AvtoVAZ (fabricante russa detentora da Lada) para produzir automóveis no país do leste europeu.
O conceito do novo Niva será apenas a segunda geração do jipe feito pela Chevrolet e é aguardado somente para 2016. Pelas imagens, o modelo já vem equipado com um kit visual de apelo off-road.
Segundo informações divulgadas pela imprensa russa, o Niva cresceu 26 cm em relação ao anterior, com 4,31 m de comprimento. O motor que deverá impulsionar o SUV é um de quatro cilindros, 1.8, de 136 cv do grupo PSA Peugeot Citroën.
NIVA NO BRASIL
Para quem se lembra dos anos 1990, o Niva não é um nome estranho. O jipe russo fez um certo sucesso por aqui, após a chegada da Lada, uma das primeiras marcas a desembarcar oficialmente no mercado brasileiro após a abertura às importações durante o governo do então presidente Fernando Collor.
O Lada Niva foi comercializado no Brasil entre os anos 1990 e 1995, com motor 1.6 de 73 cv e 12 mkgf de torque e tração 4×4. A Lada ainda trouxe para cá o sedã Laika (também em versão perua) e o hatch Samara. Contudo, nenhum dos dois conseguiu o mesmo sucesso que o Niva.