Que o mercado de automóveis no Brasil está em queda livre há mais de um ano já não é novidade. Porém, não podemos dizer que ele está monótono. Mesmo acumulando recuos, os consumidores viram, só no primeiro semestre deste ano, mais de 30 lançamentos, entre modelos totalmente novos (como os Fiat Toro e Mobi), reestilizações (como a renovação do Gol) e mudanças mecânicas (como o Fiesta 1.0 EcoBoost). Para os próximos seis meses, esta onda deve continuar, já que podemos esperar mais de 20 novidades por aí.
Entre as principais novidades que vamos ver nas lojas na segunda metade de 2016, listamos as 10 mais aguardadas. Confira:
- Honda Civic e WR-V
A ofensiva da Honda para o Salão do Automóvel em novembro promete causar bastante impacto no mercado. A primeira sustenta uma história de mais de 20 anos no Brasil: trata-se da décima geração do Honda Civic. Conforme CARRO ONLINE já trouxe diversas matérias para você sobre o modelo, além do visual totalmente reformulado e nova plataforma de produção, o sedã vai ostentar um inédito motor turbo 1.5 de 173 cv em sua configuração mais cara.
Já o WR-V é a aposta da Honda no mundo dos aventureiros compactos. Se na geração anterior do Fit a companhia comercializava a versão Twist do monovolume, desta vez a marca decidiu criar um produto novo para atingir o público que gosta do visual fora-de-estrada.
Apesar de não fazer parte da gama do Fit, o WR-V vai compartilhar a mesma arquitetura do monovolume e o trem-de-força composto pelo motor 1.5 acoplado à transmissão CVT.
- Chevrolet Onix e Prisma
A Chevrolet está preparando a renovação do atual líder de vendas do país e sua versão sedã, que também está dentro do top 10 do mercado brasileiro. As duas novidades já foram flagradas em testes e devem ser lançadas já no próximo mês.
Tanto Onix quanto o Prisma vão receber uma plástica moderada para adotar a nova identidade visual da marca (cuja grade bipartida é mais afilada). Além disso, o motor 1.4 de 8V, capaz de gerar 106 cv de potência, deve passar por ajustes para ficar mais econômico.
Na linha 2017, o hatch também deve ganhar uma versão aventureira, seguindo o exemplo de rivais como o Hyundai HB20X.
- Fiat Uno
A Fiat está desenvolvendo um novo motor 1.0 tricilíndrico, por enquanto batizado de GSE, para substituir o já ultrapassado 1.0 EVO. Ao que tudo indica, este motor fará sua estreia na gama do Uno, que deve aparecer no Salão do Automóvel em novembro ostentando o facelift da linha 2017 do modelo.
Embora a companhia negue, o novo motor também deverá ser utilizado na gama do microcompacto Mobi, mas provavelmente só no ano que vem.
- Nissan Kicks
A campanha de pré-venda do Kicks já começou, como você leu aqui no CARRO ONLINE, e os preços variam de R$ 89 mil a R$ 93.500. O inédito crossover da marca será impulsinado pelo motor 1.6 16V da família compacta da Nissan, contudo calibrado para gerar 114 cv. A transmissão será a continuamente variável Xtronic.
O lançamento oficial do modelo está marcado para ocorrer no final de julho.
- Ford Edge e Ecosport
O pioneiro e outrora líder dos SUV compactos no Brasil vai mudar de cara este ano. Ao que tudo indica, o facelift do Ecosport (que já foi flagrado pelo CARRO ONLINE sob forte camuflagem) é aguardado para o Salão do Automóvel.
Além do tapa no visual, que será inspirado em seu “primo” europeu Kuga e no Edge, o quadro de instrumentos deverá ser digital e sob o capô podemos esperar a estreia do motor 1.5 tricilíndrico Dragon baseado no 1.5 EcoBoost do Fusion, mas sem turbo, no caso do Ecosport. Sua potência deve girar em torno dos 130 cv e irá substituir as opções 1.6 Sigma.
Quanto ao Edge, o modelo importado do Canadá trocou de geração e desembarcará no país já em julho. Entre as principais novidades do SUV luxuoso está a nova opção de motor 2.0 EcoBoost de 248 cv, no lugar do 3.5 V6.
- Renault Kwid
A Renault já confirmou a produção do futuro subcompacto inédito da marca no Brasil. O Kwid, que será produzido sobre a nova plataforma modular CMF da companhia, será a opção de entrada da Renault no lugar do Clio, e poderá ser equipado com um novo motor 1.0 ou 0.8, ambos tricilíndricos.
- Volkswagen Golf 1.0 TSI
Você viu aqui no CARRO ONLINE que as vendas do Golf 1.6 não vão bem. A versão corresponde apenas a 19% da gama do hatch médio. Com um desempenho tão fraco, a Volkswagen já foi flagrada pelo site Autos Segredos testando unidades do Golf equipado com o motor 1.0 TSI, supostamente calibrado para render 130 cv de potência.
Na Europa, a VW já oferece uma versão do Golf com este motor, por lá denominada de Bluemotion, e é voltada para eficiência energética. Por aqui, a estratégia da Volkswagen deverá unir o útil ao agradável, uma vez que, além do uso mais parcimonioso de combustível, a versão contribuiria para minimizar os danos do sofrível desempenho da opção 1.6, a ponto, até, de aposentá-la.
Ainda não há data para a chegada do Golf 1.0 TSI.