Texto: Marcos Camargo
A Toyota anunciou que retomará a produção do Corolla e do Corolla Cross a partir de 3 de novembro, utilizando motores importados. A medida ocorre após a paralisação de atividades desde 23 de setembro, quando a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) foi destruída por uma forte tempestade.
Com a paralisação, a montadora concedeu férias coletivas aos funcionários até 31 de outubro, em acordo com o sindicato da categoria. A retomada será gradual e restrita às versões híbridas flex. Os modelos a combustão só voltarão à linha de montagem em janeiro de 2026, após a reconstrução da unidade de Porto Feliz e a recalibração do maquinário.
Em carta enviada a funcionários e parceiros, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, afirmou: “Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades.”
Ele destacou ainda o suporte internacional recebido: “A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores, nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes da América Latina e Caribe.”
Sobre o uso de motores importados, Maggio declarou: “A empresa está atenta à evolução da situação e manterá a todos informados sobre eventuais ajustes no plano de retomada.”
O executivo também comentou sobre o aguardado Yaris Cross, afirmando que “a Toyota segue em preparação e a data do seu lançamento será informada em breve.”