Texto: Fernando Lalli
Fotos: Renan Senra
Toyota SW4 Diamond quer remeter ao luxo com acabamento interno exclusivo desta versão
Convenhamos que se trata de um sonho de consumo para quem gosta de SUVs: base e motor diesel de picape, transmissão de tração 4×4 com opção de reduzida e bloqueio do diferencial, espaço para sete pessoas e autonomia de quase 900 km na média.
As maiores modificações estão no interior do SUV. As três fileiras de bancos ganharam revestimento em couro, branco perfurado, ao passo que motorista e passageiro dianteiro receberam sistema de ventilação ajustável pelos comandos de climatização.
O Toyota SW4 já contava com um belo conjunto de alto-falantes em seu habitáculo nas outras versões. Porém, na nova versão topo de linha, a fabricante viu a necessidade de trocá-lo por um sistema de som JBL e seu subwoofer na tampa do porta-malas. Tapetes, soleiras e o painel receberam o logo “Diamond”.
Exclusividade de alto custo
Preço nunca foi o forte deste SUV. Se você quiser um Toyota SW4 Diamond, tem apenas duas opções de pintura: marrom metálico (R$ 267.690) e branco perolizado (R$ 269.440) como o das fotos. Com esta mesma cor, a versão SRX custa R$ 258.740 e só não traz o som JBL, a ventilação dos assentos dianteiros, o couro branco e as rodas.
Também como a SRX, a versão Diamond convive com soluções anacrônicas e já superadas nessa faixa de preço, como o freio de mão por alavanca e o multimídia defasado, mas o conjunto de auxílio à direção está atualizado e inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de subida (HAC), de descida (DAC) e de reboque (TSC), distribuição eletrônica de frenagem e assistência em frenagem de emergência, além de faróis full LED e sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista). Tudo para uma viagem tranquila, no asfalto ou na terra batida.
Veja a tabela de teste com os números de pista do Toyota SW4 SRX Diamond: