Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Toyota Corolla Cross 2024 chega por R$ 158.290

Toyota Corolla Cross 2024 chega por R$ 158.290 - Foto: divulgação/Toyota

Toyota Corolla Cross 2024 chega por R$ 158.290 – Foto: divulgação/Toyota

 

Modelo da marca japonesa mais vendido do Brasil, o Toyota Corolla Cross 2024 já está nas concessionárias em cinco versões. Os preços começam em R$ 158.290 para as versões com trem de força convencional e, para as versões híbridas, R$ 199.690. O SUV é produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba/SP utilizando a mesma plataforma do sedã Corolla, a TNGA-C. 

 

O que o Toyota Corolla Cross 2024 traz de série? 

Em todas as versões, o Toyota Corolla Cross conta com 7 airbags; controle de estabilidade e tração; sistema de alerta e assistência de permanência de faixa; controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC); assistente de pré-colisão frontal (PCS) com frenagem automática; assistência de partida em rampa, sensores de estacionamento; câmera de ré e farol alto automático.

Outros equipamentos de série nas cinco versões são central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes (altura, distância e inclinação), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação) e direção com assistência elétrica progressiva.

Foto: divulgação/Toyota

 

Na versão de entrada, XR, o painel de instrumentos possui mostradores analógicos e os faróis dianteiros são em halogênio – apenas as luzes de rodagem diurna e faróis de neblina são em LED. Faróis dianteiros full LED e painel digital aparecem apenas do Corolla Cross XRE para cima, assim como o descansa-braços central e porta-copos no banco traseiro, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, chave presencial e partida por botão.

Nas versões híbridas, o Corolla Cross possui ainda sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. 

  

Medidas e características do Toyota Corolla Cross

Os Toyota Corolla Cross XR (R$ 158.290), XRE (R$ 172.690) e GR-Sport (R$ 192.890) trazem motor 2.0 flex com potência de 177/169 cv (E/G) e 21,4 kgfm de torque. Na transmissão, o câmbio é o CVT de 10 marchas, sendo a primeira por engrenagem mecânica. Há opção de mudanças manuais por borboletas atrás do volante.

Já os Toyota Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 199.690) e XRX Hybrid (R$ 207.790) possuem motor 1.8L VVT-i 16V flex de ciclo Atkinson com 101/98 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, além de dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

Foto: divulgação/Toyota

 

As versões híbridas são os únicos SUVs flex produzidos no Brasil. Segundo os números do Inmetro, o consumo do Corolla Cross híbrido com etanol é de 11,8 km/l em cidade e 9,7 km/l em rodovia. Com gasolina, a eficiência cresce bastante: 17,8 km/l no perímetro urbano e 14,7 km/l no rodoviário.

Já as versões com motor 2.0 sem sistema eletrificado tem números com etanol de 8,2 km/l na cidade e 9,0 km/l em rodovia. Já com gasolina, são 11,7 km/l em regime urbano e 13,0 km/l em rodovia.

O Toyota Corolla Cross nacional possui 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.640 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o Toyota é 44 mm mais comprido, 6 mm mais largo, 19 mm mais baixo e 4 mm maior no entre-eixos que o rival Jeep Compass flex. O vão livre do solo é de 161 mm no Toyota (211 mm no Jeep).

O SUV adota suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro, e por eixo de torção na traseira – no Corolla, o arranjo traseiro é independente, do tipo multibraço. Segundo a engenharia, a calibração é exclusiva no modelo nacional, a fim de atender às condições de rodagem da América Latina. Os freios são a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira.

Foto: divulgação/Toyota

 

Na cabine, o Corolla Cross repete o painel do sedã, com os mesmos volante, central multimídia e quadro de instrumentos digital na versão de topo. O freio de estacionamento possui acionamento por pedal, como no Prius.

Com 440 litros, o porta-malas do Corolla Cross brasileiro é menor que o do modelo tailandês (com 487 litros). O motivo está na obrigatoriedade da adoção do estepe por aqui – todas as versões usam pneu sobressalente do tipo temporário e com roda de aço.

Foto: divulgação/Toyota

 

A linha 2024 chega disponível nas seguintes opções de cores: Branco Polar, Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito, Prata Lua Nova, Branco Lunar. A versão GR-Sport é oferecida nas cores Preto Infinito, Branco Lunar Dual Tone e Vermelho Granada Dual Tone.

O Toyota Corolla Cross tem garantia de 5 anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas. Os componentes do sistema híbrido (bateria híbrida, ECU da bateria híbrida, ECU de gerenciamento de energia e inversor com conversor) contam com 8 anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem para pessoas físicas.

Sair da versão mobile