Todo mês na revista CARRO o consultor técnico Bob Sharp responde às dúvidas dos leitores sobre tudo que cerca o universo do automóvel. Veja uma seleção delas:
Dúvida: Por que os carros hatch, em sua grande maioria, têm limpador de vidro traseiro e os sedãs e os cupês não? E qual a diferença entre sedã e cupê?
José Dias Sobrinho (Timóteo, MG)
RESPOSTA: O corte abrupto da traseira dos hatchback cria uma zona de depressão atrás do veículo, de modo que a água da chuva e da pista é sugada e o vidro suja rapidamente, exigindo limpador e lavador para assegurar visibilidade traseira. Nos sedãs e nos cupês essa depressão não é criada, pois o fluxo de ar é contínuo e o vidro traseiro se mantém limpo, dispensando o limpador. Sedã e cupê: enquanto o primeiro tem formato de carroceria tipo caixa definida, destinada a acomodar passageiros nos bancos dianteiro e traseiro, o cupê (do francês coupé, “cortado”) tem a parte traseira da carroceria menor, ou “cortada”, e não acomoda bem quatro ocupantes (às vezes só dois). É diferente do sedã de duas portas, de dimensões da carroceria iguais às dos quatro portas, variando apenas pequenos detalhes.
Dúvida: Noto que alguns automóveis alcançam a temperatura ideal bem rápido, enquanto outros demoram muito. Se for rápido, como no Ford Focus, consome menos? Tenho um Chevrolet Astra que demora muito. Dependendo do percurso, ele nem aquece. Imagino que a temperatura ideal é quando o ponteiro atinge o centro do marcador, quando este existe, é isso?
Maélcio R. Silva (São Sebastião do Paraíso, MG)
RESPOSTA: Quanto mais rápido o líquido de arrefecimento chegar à temperatura normal, melhor para o consumo. Esse processo depende da válvula termostática do sistema. Se ela for rápida demais, libera antes do tempo a circulação que deveria ser restrita o ao motor (bloco e cabeçote) para o radiador. Se o ponteiro do marcador não sair do lugar é sinal de que há algo errado com ele ou que a temperatura da água está mesmo baixa demais.
Dúvida: Li que o álcool hidratado, ou etanol, é higroscópico, atrai água. Sendo assim, quanto tempo o etanol pode ficar no tanque do carro sem sofrer alterações significativas, já que absorve água? Ele tem validade?
Carlos Antônio Pettinazzi Monteiro (Piracicaba, SP)
RESPOSTA: O etanol não “envelhece”, ao contrário da gasolina. Como ele já contém 7% de água, eventual efeito de absorção de umidade é desprezível, mesmo que permaneça no tanque alguns anos. Todavia, se o carro for ficar imobilizado por muito tempo, uma boa providência é encher o tanque completamente, para que haja a menor quantidade de ar possível acima do líquido.