A Lexus assumiu oficialmente as operações no Brasil no ano passado. Divisão de carros de luxo da Toyota, a marca faz planos de ampliar sua atuação por aqui. Enquanto isso não acontece, seus modelos ainda são pouco conhecidos nas ruas. Mas chamam uma atenção danada. O sedã Lexus ES350 é um exemplo. Em duas idas ao posto de serviço durante os dias de avaliação, os frentistas se aproximaram com uma saraivada de perguntas: “Que carro é esse?”, “Quem fabrica?”, “Quanto custa?”.
Em breves palavras, a resposta não poderia ser outra: é um carrão! Exibido no Salão do Automóvel em 2012, o ES350 ficou mais espaçoso em comparação à geração anterior. Agora, ele tem 4,90 m de comprimento (ou seja, cresceu 2,5 cm), 1,82 m de largura e 1,45 m de altura, além de uma distância entre-eixos de 2,82 m, 4,5 cm maior que o antecessor. É conforto garantido. Para se ter ideia, o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro aumentou em 10,5 cm.
Se não bastassem as dimensões mais generosas, a boa convivência a bordo é obtida com recursos existentes no carro. O calor está forte? Para motorista e passageiro, o ar-condicionado é individual. Está sentindo frio? Os bancos dianteiros contam com aquecimento. Teto solar elétrico, sistema de som com 12 alto-falantes e uma central multimídia com inúmeras funções (entre elas navegação por GPS) controlada por uma espécie de mouse no console central são outros requintes presentes neste Lexus.
Depois de apertar o botão Start — o carro dispensa a chave — para despertar o V6, o motorista pode optar por dirigir no modo esportivo, em que o painel fica com fundo vermelho, ou Eco (fundo azul). Também é possível escolher entre trocas de marcha no padrão automático “inteligente” ou sequenciais.
Para um sedã desse porte, o desempenho é surpreendente. O motor V6 3.5, que gera 277 cv a 6 200 rpm, responde rapidamente quando se pisa com vontade no acelerador. Na aceleração de 0 a 100 km/h, ele levou apenas 7s3, número digno de esportivos. Segundo a Lexus, contribui para isso a redução de 40 kg no peso do carro. O ES350 está mais “magro”, porém ficou mais encorpado e prazeroso de dirigir.
Média final: 8,0
Se você ainda tem aquela imagem de que os sedãs de grande porte são pouco espertos quando exigidos, então precisa conhecer o Le-xus ES350. Apesar do aspecto sóbrio, tem uma alma comparável à dos esportivos. – Mário Sérgio Venditti
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 7s3
Retomada 60-120 km/h em Drive: 6s2
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,6
Consumo cidade (km/l): 5,6
Consumo estrada (km/l): 10,8
Ruído a 120 km/h em drive (dB): 64,1
Seu bolso
Preço (carro testado): R$ 215.000
Desvalorização (1 ano): n/d
Garantia: 4 anos
Financiamento (taxa mensal): 1,19%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 3.744
IPVA (4%): R$ 8.600
Seguro: R$ 4.800
1ª revisão: R$ 224
Versão básica: R$ 215.000
Ficha técnica
Motor V6, dianteira, transversal, gasolina; Cilindrada 3.456 cm3; Potência 277 cv a 6.200 rpm; Torque 35,3 mkgf a 4.700 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração Dianteira; Comprimento 4,90 m; Largura 1,82 m; Altura 1,45 m; Entre-eixos: 2,82 m; Porta -malas: 490 l; Peso 1.640 kg