A primeira notícia pode parecer ruim: o VW Jetta Highline 2015 não traz mudanças em seu conjunto mecânico. Porém, basta lembrar que a versão segue com o ótimo motor 2.0 turbo, capaz de gerar 211 cv e 28,6 mkgf, dá para perceber que essa “novidade” não tem nada de negativo. E mais: o visual do sedã foi renovado, algo que o modelo já necessitava há algum tempo, principalmente após as mudanças promovidas pelos rivais Civic, Corolla, Cruze e Sentra.
Os novos faróis bixenônio (opcionais), as luzes diurnas e as lanternas de LED (exclusivos da versão Highline) deixaram o sedã mais atraente. Outra mudança perceptível é na grade e no para-choque dianteiro, que agora tem linhas horizontais maiores. Esse conjunto segue o padrão visual da marca em todo o mundo e, segundo Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da VW, o carro, agora, transmite a imagem de ser mais baixo, longo e esportivo. As rodas são de liga leve e têm 17” (no Highline).
O câmbio, no modelo mais sofisticado, também não foi alterado: é o robotizado de dupla embreagem e 6 marchas, com opção de trocas manuais comandadas por borboletas.
Na cabine, destaque para a nova tela colorida entre os mostradores no quadro de instrumentos, o novo volante multifunção, o computador de bordo, a iluminação no assoalho para motorista e passageiro, o rádio CD player com tela de 6,5” (o monitor de 8” similar ao do Golf GTI não está disponível) com conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar e 8 alto-falantes.
Como opcional há teto-solar, bancos de couro (bege ou preto), sensores de chuva e de luminosidade, destravamento e partida por chave presencial e ajuste elétrico do banco do motorista. A câmera de ré, que os principais rivais oferecem, não é disponibilizadada nem como opcional.
Em compensação, o sedã mexicano (o modelo brasileiro só complementará a oferta de unidades trazidas daquele país, não o substituirá) ainda continua muito divertido para quem o dirige.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7s4 e a retomada de 60 km/h a 120 km/h é realizada em 6s2. O melhor é que o Jetta não se sai bem apenas em linha reta. A suspensão com toque mais esportivo que a dos rivais proporciona ótima estabilidade, sem prejudicar o conforto.
Por falar nisso, o modelo ainda oferece a opção de trocas de marcha no padrão Sport para quem deseja dirigir de maneira mais rápida. Nesse modo, as mudanças são feitas em giros mais altos, por volta dos 4.000 rpm.
A Volkswagen ainda não anunciou os preços das versões do Jetta 2015, mas, devido à concorrência, espera-se que ele não encareça muito. No site oficial da fabricante, consta apenas que as versões variam de R$ 90.000 a R$ 100.000 para a versão Highline. O modelo deve chegar ao mercado em abril.
Média final técnica: 7,7
DADOS DE FÁBRICA
Motor disposição/número de válvulas: Diant., transv., turbo/16V
Cilindrada (cm³): 1.984
Potência (cv): 211 (G) a 5.500 rpm
Torque (mkgf): 28,2 (G) a 2.000 rpm
Câmbio: Dupla embreagem, 6 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.376/574
Peso rebocável (kg) (sem freio): 680
Porta-malas (litros): 510
Tanque de combustível (litros): 55
Pneus (veículo testado): 225/45 R17
Comprimento/largura/altura (mm): 4.659/1.778/1.473
Entre-eixos (mm): 2.651
Nossas medições
0-60 km/h (m): 3,8 (32,1)
0-80 km/h (m): 5,3 (61,0)
0-100 km/h (m): 7,4 (113,4)
0-120 km/h (m): 9,7 (184,1)
Retomadas
40-100 km/h em Drive (s): 4,8
60-120 km/h em Drive (s): 6,2
80-120 km/h em Drive (s): 4,5
Consumo (em km/l de etanol)
Consumo cidade: 7,6
Consumo estrada: 14,4
Consumo médio (PECO): 10,6
Autonomia em km: 583