O fim de 2014 e decorrer de 2015 promete ser período pleno para os brasileiros apreciadores de veículos esportivos. Para fazer frente ao Volkswagen Golf GTI, a Peugeot prepara o lançamento do 208 GTI, enquanto a Ford inaugurará as vendas do Fiesta ST em breve. E diante desse quadro, a Honda não perdeu tempo e inicia, já no fim desse mês, as vendas do novo Civic Si Coupé. E o novo esportivo da Honda veio repleto de atributos para conquistar os apaixonados veículos esportivos.
A primeira característica marcante do novo Civic Si é a sua carroceria: Coupé. Com apenas duas portas, o modelo abre mão de parte da versatilidade oferecida pela versão sedã, mas, no outro lado da moeda, aposta no design esportivo como um de seus argumentos de venda. De baixo do capô do Civic Si 2015 também pulsa um novo coração: o antigo propulsor K20Z3 (2.0 16V i-VTEC, com diâmetro e curso dos pistões de 86 mm) que gerava 192 cavalos de potência a 7.800 rpm e 19,2 mkgf de torque a 6.100 rpm deu lugar ao motor chamado K24Z7.
Com 2.4 litros de deslocamento (pistões com diâmetro de 87 mm e curso de 99 mm), 16V e o sistema de comando de válvulas variável (i-VTEC), o novo motor oferece 206 cv de potência a 7.000 rpm e 23,9 mkgf de torque a 4.400 rpm. Configuração vez mais rara hoje em dia, o câmbio manual de 6 marchas do novo Civic permanece com a mesma receita do anterior: com engates justos e precisos.
Entre seus principais itens de série estão 6 airbags, controle de tração e estabilidade, volante multifuncional, shift light, computador de bordo que mostra no painel o funcionamento do comando de válvulas variável, sistema de entretenimento com Bluetooth, entrada auxiliar MP3 e HDMI, câmera de marcha ré com três ângulos distintos, assentos esportivos, rodas de aro 18” com pneus 225/40, diferencial com escorregamento limitado (LSD), entre outros.
Nova experiência
Conduzir o Civc Si Coupé tornou-se uma tarefa muito mais agradável que o modelo anterior. A embreagem está notavelmente mais macia, e o motor, agora com menor apetite por altas rotações (gira até 7.300 rpm, ao invés das 8.300 rpm da geração anterior) e muito mais torque em todas as faixas de funcionamento, permite ao Honda ganhar velocidade com muito mais disposição e agilidade.
Para medidas de comparação, o Civic Si testado pela Carro em 2007 necessitou de 8s4 para retomar de 40 km/h a 100 km/h em terceira marcha, 11s2 para ir de de 60 km/h a 120 km/h em quarta marcha, e 8s0 para acelerar de 80 km/h a 120 km/h em quinta marcha. O novo modelo realiza as mesmas provas em 6s7, 9s2 e 6s1, respectivamente — uma redução média de 20% nos tempos.
A aceleração partindo da imobilidade também melhorou: enquanto o modelo 2007 consumiu 8s4 segundos para atingir os 100 km/h, com os controles de tração e estabilidade ativos, o Civic Si Coupé cumpriu a mesma prova em 8s1. Com os controles de segurança desligados e um pouco de treino, no entanto, o tempo que despencou para 7s6.
Um ponto negativo do Honda Civic Si 2007 foi consideravelmente aprimorado nessa nova geração: o sistema de freios. Embora o poder de frenagem entre o modelo antigo e o novo esteja muito próximo (o sedã estancou de 100 km/h a 0 em 40,7 m, contra 40,4 m do coupé), o novo Si apresentou resistência muito maior à fadiga causada por altas temperaturas. Freando de 100 km/h a 0 com 200 kg de lastro por 10 vezes consecutivas, a unidade 2007 apresentou variação de 9,3 m entre a melhor e a pior frenagem, ao passo que o modelo 2015 teve uma apenas 2,8 metros de alteração nas marcas. Apesar da maior segurança, com o aumento da temperatura do sistema de freio, a progressividade do pedal de frenagem é consideravelmente perdida, tendo o seu curso consideravelmente aumentado.
Tudo novo, tudo bom?
Tecnicamente, o Civic Si teve grandes aprimoramentos em relação ao modelo anterior: tem visual mais agressivo, tem mais equipado, seu desempenho melhorou consideravelmente, e o chassi oferece ótimas respostas para um modelo tração dianteira. Mas, verdade seja dita: parte do “nervosismo” do Civic Si, uma das marcas registradas da geração anterior, foi dissolvida em meio ao projeto mais sofisticado.
Agora a “entrada” do sistema i-VTEC ocorre de forma mais suave e linear nas acelerações: o Si não exibe mais um comportamento de dupla personalidade — onde era pacato até 5.800 rpm e fazia condutor dirigir como se estivesse fugindo da polícia acima dessa faixa de rotação. Ele está mais rápido, mas trabalha de forma mais folgada. Ficou mais moroso. Ou maduro. Depende do seu ponto de vista.
Por enquanto a Honda não divulgou o preço do Civic Si no Brasil, porém é certo que ele será próximo ao de concorrentes com o VW Golf GTI, portanto na faixa de R$ 100.000.