Lembro-me de ter ficado impressionado quando tive o primeiro contato com o atual BMW 118i. Versátil, ágil e confortável, o hatch mostrou que, embora fosse um modelo de entrada, também era munido da típica essência da BMW, focada no prazer ao dirigir. A mesma surpresa não foi repetida pela configuração 125i M Sport: o modelo mais simples oferece 80% da diversão da configuração mais avançada, sem cobrar tanto em preço e conforto. Mas, seguindo o dito popular de que “o talento pula uma geração”, a mais recente versão do modelo, chamada M135i, surpreendeu. E muito.
O M135i mantém a versatilidade e grande parte do conforto presente no 118i, mas seu alvo são consumidores apreciadores do mix composto por alto desempenho, dirigibilidade e refinamento. Pessoas que, por um “defeito de fábrica”, apreciam a sinfonia gerada por um bom motor, e gostam de realizar sequências de curvas em velocidade alta o suficiente para causar náuseas em passageiros desinteressados pelo assunto. São os chamados “apaixonados por automóveis”.
O maior atrativo do M135i é o conjunto motriz — embora o funcionamento dos freios e suspensão estejam no mesmo nível. Seu motor é um 3.0 24V biturbo, dotado de injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável, conjunto que lhe permite gerar 320 cv de potência a 5.300 RPM e nada menos que 45.9 mkgf de torque a partir de 1.250 RPM. Em conjunto com o câmbio ZF automático de 8 marchas, o hatch é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5s — um Mitsubishi Lancer Evolution X (R$ 213.990) cumpre a mesma prova em 6s, enquanto um Chevrolet Camaro SS (R$ 221.990) realiza a tarefa em 5s6. E se dirigido calmamente, o BMW ainda é capaz de obter um consumo médio de 6,3 km/l em ciclo urbano e 11,2 km/l em rodovias — embora esse apelo não seja tão atraente para o consumidor desse veículo.
O bom entre-eixos de 2.690 mm, a tração traseira e a suspensão calibrada para esportividade combinam-se admiravelmente bem para produzir um comportamento que deixará os apreciadores de carros de alto desempenho totalmente satisfeitos. Quem souber o que está fazendo pode desligar os controles de estabilidade e de tração, o que não é recomendável sobre pisos com pouca aderência. Tudo o que o hatch demanda para manter a boa compostura é respeito no trato do pedal do acelerador e atacar as curvas sem achar que por ser M este BMW faz milagres. O modelo não traz diferencial de deslizamento limitado, que só faz falta mesmo numa pista.
Os freios do M 135i estão acordo com o desempenho e durante o teste na pista comprovaram sua eficácia: de 100 km/h à parada total percorreu apenas 34,6 m, ao passo que um Misubishi Lancer Evo X precisou de 38 m e um Subaru Impreza WRX STi exigiu mais, 38,9 m.
Custando R$ 209.950, o M 135i mostra posicionamento bastante atraente frente à concorrência de apelo esportivo. Especialmente levando em conta que o hatch da BMW oferece, entre os principais itens de série, ar-condicionado de duas zonas, um eficiente câmbio automático com borboletas junto ao volante para as trocas de marcha, navegador GPS, sistema multimídia, controlador de velocidade de cruzeiro, faróis de xenônio, sensor de estacionamento dianteiro e câmera traseira, além de seis airbags, sisterma start-stop, revestimento interno de couro e volante de direção multifunção, entre outros equipamentos. Ou seja, satisfaz plenamente quem procura esportividade, sem abrir mão do conforto.
Conclusão
Média técnica: 8,2
Média de mercado: 7,1
O M135i não é apenas um Série 1 “anabolizado”: junto com o acréscimo de desempenho, o hatch também ganhou muito em prazer ao dirigir. Ele é econômico e confortável como um 118i — embora seu potencial para deixar as crianças enjoadas no caminho para a escola tenha aumentado em função do desempenho digno de esportivo. O M135i pode não ser tão versátil quanto um Mitsubishi Lancer Evolution X, mas, por R$ 209.950, ele é R$ 4.000 mais barato que o sedã japonês, mais rápido em retas e não deixa a desejar nas curvas. – Márcio Murta
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 5s0
Retomada 60-120 km/h em Drive: 4s8
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 22,8
Consumo cidade (km/l): 6,3
Consumo estrada (km/l): 11,2
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 65,6
Seu Bolso
Preço (carro testado): R$ 209.950
Garantia: 2 anos
Financiamento (taxa mensal): 1,63%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 3.935
IPVA (4%): R$ 8.398
Seguro: R$ 8.549
Revisões até 30.000 km: 3.880
Versão básica: R$ 33.650
Ficha técnica
Motor 6 cilindros, dianteiro, longitudinal, gasolina; Cilindrada 2.979 cm3; Potência 320 cv a 5.800 rpm; Torque 45,9 mkgf a 1.250 rpm ; Câmbio automático, 8 marchas; Tração traseira; Comprimento 4.340 mm; Largura 1.765 mm; Altura 1.411 mm; Entre-eixos: 2.690 mm; Porta-malas: 360 l; Peso 1.445 kg.