Modelo chinês é resposta da Tesla ao crescimento das marcas chinesas
Texto: Marcos Camargo Jr.
Neste final de semana a Tesla oficializou a estreia do Model Y “Juniper”, versão chinesa do automóvel elétrico mais vendido do mundo. Com várias novidades em design e conteúdo o Model Y é a primeira resposta da marca de Elon Musk ao crescimento das marcas chinesas. Foi justamente lá que a Tesla apresentou o remodelado Model Y linha 2025.
O Tesla Model Y Juniper recebeu uma série de melhorias, incluindo um design atualizado e um interior mais refinado. Na frente há um redesenho da parte frontal, com faróis divididos e uma barra de LED de largura total inspirada no Cybertruck que só é vendido nos Estados Unidos. O para-choque é semelhante ao do Model 3 Highland chinês, mas com entradas de ar laterais mais finas.
Na traseira, a iluminação em toda a peça é fruto do conceito do ” painel refletivo indireto” da Tesla. O design da tampa do porta-malas também foi simplificado, descendo mais para a área do para-choque, que agora inclui um difusor maior.
O Tesla Model Y também cresceu um pouco e agora tem 4,78m de comprimento, 4,1cm a mais que o anterior. Há novas rodas aro 19 ou 20 conforme a versão e há uma cor azul clara “Glacier Blue”.
O interior segue bem minimalista com multimídia cresceu para 15,4 polegadas e há uma tela adicional traseira para os passageiros com 8 polegadas. Aliás, os bancos foram redesenhados para maior “conforto e suporte” segundo a Tesla.
O painel, console central e forros das portas foram redesenhados, com novas luzes ambiente, acabamentos de toque suave e inserções de camurça vegana na série de lançamento. O sistema de áudio foi atualizado, com alto-falantes ocultos que prometem melhor qualidade sonora.
Um pouco mais de autonomia
O Model Y 2025 será inicialmente oferecido em duas versões: RWD (tração traseira) e Long Range AWD (tração integral). Apesar de a Tesla não divulgar a capacidade das baterias, a autonomia estimada no ciclo WLTP é de 466 kmpara o RWD e 551 km para o AWD, um aumento de 11 km e 18 km, respectivamente, em relação ao modelo anterior. Algo semelhante doi feito no Model 3 que ganhou 28km. A velocidade máxima de carregamento permanece em 250 kW, permitindo adicionar até 266 km em 15 minutos em carregadores rápidos da própria Tesla.
A performance também melhorou. O RWD agora vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, um segundo a menos que o modelo anterior. Já o Long Range AWD, na versão especial “Launch Edition”, inclui o “Acceleration Boost” de série e faz o mesmo em 4,3 segundos, 0,1 segundo mais rápido que antes. A velocidade máxima é limitada a 201 km/h, levemente inferior à do modelo anterior. Uma versão esportiva será lançada no futuro e deve ter 510cv.
O Tesla Model Y Juniper chega primeiro ao mercado chinês e na Austrália já teve preços divulgados que partem de US$ 39,3 mil ou cerca de R$ 240 mil em valores convertidos.
Com tantas marcas locais posicionadas como premium na China como GAC, Zeekr, Geely, Nio, entre outras, era questão de tempo para que as vendas caíssem e isso começou a ocorrer em 2024. A Tesla perdeu 1,1% do volume de vendas na China o que fez acender a luz amarela e por isso a marca começou a trabalhar em renovações importantes. Hoje 36,7% das vendas da Tesla estão concentradas na China. Como fruto dessa renovação estão os novos Model Y apresentado essa semana e renovações para o Model 3.