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Tesla apresenta “Cybercab” como novo carro autônomo acessível

Cybercab parece baseado no Tesla Model 3 e deve custar cerca de R$ 170 mil

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Tesla/Divulgação

A Tesla vem investindo em um projeto de carro autônomo há anos. Chegou a firmar diversas parcerias como com a Apple, mas acabou desenvolvendo seu próprio veículo que anda sem motorista mas cuja tecnologia deve estrear mesmo em 2027. Nesta semana a Tesla mostrou detalhes do novo projeto e fez um evento restrito a investidores.

O Cybercab está equipado com a mais recente tecnologia de direção autônoma da Tesla. O empresário Elon Musk, dono da Tesla, afirmou que a produção começará em 2026, embora durante a apresentação ao vivo ele tenha admitido rapidamente que tende a ser “otimista” com os prazos. Para se precaver, Musk esclareceu que a produção começará antes de 2027, e que o veículo estará disponível para compra por menos de US$ 30 mil, cerca de R$ 170 mil ainda sem dados técnicos e informações sobre as versões.

No entanto, ainda há um longo caminho até que a Tesla possa fabricar e efetivamente vender seu carro autônomo Cybercab. Isso porque o governo norteamericano vem tornando difícil a vida das startups de carros autônomos. Vários projetos como o da General Motors de oferecer carros sem motorista vem perdendo força nos Estados Unidos.

Por isso como o Tesla Cybercab foi concebido sem volante ou pedais, a marca não poderá começar a fabricá-lo ou vendê-lo aos clientes sem primeiro obter aprovação regulatória. Como esperado de qualquer novo modelo da Tesla, o interior é extremamente minimalista, oferecendo assentos para duas pessoas e apresentando uma grande tela central de infotainment, aparentemente retirada diretamente de um Model 3 ou Model Y.

Assim como o elétrico Cybertruck, o exterior do Cybercab é dominado por uma barra de luz LED de largura total na frente, que lhe confere um visual futurista. Também é possível notar algumas formas e linhas familiares da Tesla no exterior, incluindo vincos acentuados que percorrem o capô e os ombros traseiros pronunciados, que lembram o Model Y. No entanto, há uma característica única que não foi vista em nenhum outro modelo da Tesla: as portas no estilo supercarro, conhecidas como portas em formato de borboleta ou ainda “Lambo doors”, referência aos carros da Lamborghini cuja solução é bastante empregada em modelos esportivos e no mundo dos acessórios.

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