Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Tecnologia 5G leva torcedor para dentro do carro da Stock Car

Tecnologia 5G leva torcedor para dentro do carro da Stock Car - Foto: Vinicius D'Angio

Tecnologia 5G leva torcedor para dentro do carro da Stock Car – Foto: Vinicius D’Angio

Voar ao lado do piloto amado não é mais coisa do passado. Agora com os óculos de realidade virtual e uma internet veloz é possível ver o competidor em tempo real

 

Imagine poder andar na “carona” de um modelo da Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo nacional, e sentir todas as sensações de perto, em tempo real, e sem atrapalhar a concentração do piloto?

Pois é, parece história de filme de ficção científica, mas não é. Na última etapa da categoria, no autódromo de Interlagos, com apoio da tecnologia 5G foi possível apresentar essa experiência inédita, que estará disponível nas provas de 2024, para um seleto grupo de jornalistas. A revista Carro foi a única do segmento automotivo a ser chamada para conhecer de perto essa novidade que está sendo desenvolvida por empresas como Audacetech, Qualcomm Brazil e Vivo.

O resultado só é possível graças a tecnologia 5G, que leva velocidade de banda larga e em alta resolução para óculos com visão de 360 graus dentro do carro, independentemente de onde esteja o espectador. Outra vantagem é que o passageiro também consegue acompanhar todos os tempos e ver o local em que o carro está no circuito. No autódromo de Interlagos, por exemplo, foi possível ouvir o motor passando na reta principal durante o mesmo tempo em que ele estava cruzando a chegada.

A transmissão de cockpit para a tela fica por conta da empresa Panorama Antennas, empresa britânica especializada em wireless. Já os óculos 360 graus são da Beenoculus, empresa nacional, especializada em treinamentos virtuais com realidade aumentada.

Mas mesmo sem os óculos, o projeto permitirá que os espectadores acompanhem a corrida de qualquer lugar através de smartphones e PCs.

“A iniciativa pioneira oferecerá uma visão mais imersiva e detalhada das corridas, permitindo que o público acompanhe cada detalhe do que acontece no cockpit do piloto, como se estivesse realmente lá”, explicou Fransergio Vieira, Senior Manager, Business Development, Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

Para viabilizar o projeto, foi instalado no carro um roteador 5G veicular, especialmente desenvolvido para suportar as altas temperaturas de dentro do veículo, e que utiliza a energia da bateria do carro como fonte de alimentação. Esse tipo de roteador 5G veicular possui uma entrada para conectar uma antena externa do tipo “tubarão” 4×4 MiMo 5G fornecida pela Panorama Antennas. A utilização dessa antena possibilitou a melhoria na captação do sinal 5G em toda a pista de Interlagos, e com os carros em alta velocidade.

Sair da versão mobile