Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Stellantis terá novo SUV híbrido no Brasil que pode ser o Jeep Avenger

SUV terá porte compacto e pode ser híbrido puro ou híbrido leve: lançamento será em 2026

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Stellantis/Divulgação

A Stellantis está investindo R$ 3 bilhões na unidade de Porto Real/RJ que hoje fabrica apenas modelos Citroën para lançar o quinto produto feito na planta fluminense. As apostas recaem sobre um SUV compacto que usa a plataforma CMP já implantada no local e que deve usar emblema Jeep: o Avenger.

Lançado na Europa ano passado com motor elétrico e híbrido o Avenger é construído sobre a mesma plataforma do C3 hatch, C3 Aircross e Basalt feitos na planta fluminense que será lançado em breve. Na verdade, não tão breve assim pois o Avenger deve chegar mesmo em 2026, abrindo um portfólio de renovação para a marca norteamericana.

Esse modelo deve ser híbrido leve ou híbrido puro usando o conceito Bio Hybrid apresentado ano passado e que introduz eletrificação em modelos Jeep, Fiat e RAMe que também deverá ter modelos híbridos nos modelos Citroën e Peugeot.

O Avenger é um modelo compacto e que nasce usando a plataforma que foi inicialmente pensada para os modelos Peugeot e Citroën. Com a entrada do grupo Stellantis o desenvolvimento mudou aproveitando a base CMP para um modelo de menor porte sob a bandeira da Jeep.

 

Motor híbrido a caminho

 

A Stellantis já testa duas soluções que estarão em breve nos produtos Fiat e Jeep. O primeiro é o sistema híbrido leve (MHEV) ou micro-híbrido, que conta com sistema de alternador e motor de partida de 12V conectado a uma bateria de Lítio-Íon de 12 Volts. Essa energia elétrica ajuda gerando força adicional para o motor a combustão diminuindo também o consumo e as emissões.

Além disso o Avenger pode ser um híbrido puro combinando motor 1.0 turbo com um motor elétrico de fato e uma pequena bateria de 1kw sem necessidade de recarga externa. Esse motor deve receber o nome de T220 Bio Hybrid, nome que o leitor deverá se acostumar pois muitos produtos Stellantis eletrificados virão com essa nomenclatura associada ao motor.

Também está em desenvolvimento o sistema híbrido Plug-in (PHEV) que usa bateria maior e motor elétrico auxiliar. Mas os dados técnicos ainda são desconhecidos, porém esse motor deve ser associado ao propulsor T270 usado por modelos de maior porte especialmente a linha Jeep.

Como é o Avenger

 

O Jeep Avenger é um SUV compacto que na Europa tem 4,08m de comprimento, 1,78m de largura, 1,53m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 380 litros.

A identidade do carro com faróis quadrados e arredondados, porém integrados à grade de sete barras, o capô e as linhas retas contribuem para um design “Jeep” para o Avenger que é considerado o sucessor natural do Renegade.

Sair da versão mobile