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Stellantis confirma modelo inédito da Fiat e Jeep terá novo Avenger em 2026

 

Texto: Marcos Camargo

A Stellantis consolidou sua liderança na América do Sul, alcançando 29,5% de participação de mercado, ante os 20% registrados há cinco anos. Apesar do avanço, o novo CEO para a região, Herlander Zola, ressalta que o momento ainda é de expansão estrutural e tecnológica, e não de celebração. O executivo confirmou algumas novidades importantes para a região como um novo produto da Fiat que deve ser o Grande Panda, um novo produto da fábrica de SUVs e picapes de Goiana/PE e a produção do novo Jeep Avenger no Rio de Janeiro.

Durante coletiva realizada nesta manhã, Zola apresentou detalhes da nova fase industrial da empresa, com foco em eletrificação, modularidade de plataformas e ampliação de portfólio local.

 

 

Nova geração de produtos sobre plataforma Smart Car

 

Um dos destaques do plano é o novo modelo da Fiat, que será produzido no Brasil e derivado da plataforma Smart Car, evolução da arquitetura CMP — base atualmente utilizada por veículos Peugeot e Citroën fabricados na Argentina.

A Smart Car foi projetada para viabilizar versões híbridas leves, híbridas plenas e elétricas dentro de um mesmo conceito modular, permitindo o uso de diferentes conjuntos motopropulsores sem grandes modificações estruturais.

O produto, cuja identidade ainda não foi confirmada, deve ser o Fiat Grande Panda, modelo global recentemente avaliado pela revista Carro em Turim nas versões híbrida e elétrica. O veículo inaugura uma nova família de compactos voltada à eficiência energética e à integração entre linhas de produção regionais.

 

 

Jeep Avenger será feito em Porto Real

 

Outra confirmação é a produção do Jeep Avenger em Porto Real (RJ), compartilhando a mesma base industrial com modelos Citroën. O SUV utilizará o conjunto T200 mild-hybrid, já adotado em veículos da Fiat e Peugeot, composto por motor a combustão acoplado a gerador elétrico de 48V, que substitui alternador e motor de partida.

Essa configuração, parte do programa Stellantis Bio-Hybrid, representa o primeiro passo da Jeep rumo à eletrificação local, com o Avenger servindo como projeto-piloto da arquitetura híbrida leve para a marca na América do Sul.

 

 

Além disso, estão em desenvolvimento sistemas híbridos de 48V com gerenciamento eletrônico integrado, voltados a maior eficiência energética e redução de emissões, atendendo à futura regulação de emissões Proconve L8.

 

Goiana terá novo modelo sobre a plataforma STLA Medium

 

A planta de Goiana (PE), atualmente responsável pela produção de Renegade, Compass, Commander, Toro e Rampage, também receberá um novo projeto de veículo, ainda não anunciado oficialmente. Segundo Zola, o complexo opera em três turnos e deve ser preparado para abrigar novas arquiteturas eletrificadas, com atenção especial ao equilíbrio entre volume produtivo e complexidade tecnológica.

Fontes do setor indicam que o próximo lançamento pode ser o novo Peugeot 3008, primeiro SUV sobre a plataforma STLA Medium — estrutura desenvolvida para suportar versões elétricas puras (BEV), híbridas plug-in (PHEV) e flex-híbridas. Essa base também servirá de referência para a próxima geração do Jeep Compass, já apresentada na Europa.

 

 

Metas de eletrificação e estratégia regional

 

Zola adiantou que a Stellantis projeta inverter a proporção entre motores a combustão e eletrificados em até cinco anos, com todas as marcas do grupo oferecendo versões híbridas no Brasil e na América do Sul.
O executivo destacou que a prioridade é adaptar tecnologias globais às condições regionais, como combustíveis renováveis e infraestrutura limitada de recarga, reforçando o papel do etanol híbrido e das arquiteturas modulares 48V como soluções de transição até a consolidação dos BEVs na região.

 

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