Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Sedã elétrico BYD e5 é testado pela Polícia Militar de SP

BYD e5 sedã elétrico PMSP

Com motor de 217 cv e autonomia de 300 km, modelo auxilia equipes de patrulhamento na cidade de Piracicaba

 

A BYD anunciou uma parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ao longo de 30 dias, a fabricante irá ceder gratuitamente uma unidade do sedã elétrico e5 para testes pelas equipes da corporação. Com autonomia elétrica de até 300 km, o três-volumes será utilizado pelas equipes do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Piracicaba. Segundo a BYD, o comodato de utilização do veículo poderá ser renovado por 30 dias extras.

Disponível apenas para venda direta a clientes frotistas (B2B), o BYD e5 foi um dos primeiros modelos elétricos lançados Brasil. Apresentado globalmente em 2015, o sedã possui porte semelhante ao de um Corolla, com 4.680 mm de comprimento e 1.765 mm de largura. O motor elétrico do e5 produz 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, o sedã de 1.845 kg é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 14 segundos e chegar à velocidade máxima de 130 km/h.

A bateria de tração, de fosfato de ferro lítio, possui capacidade de 47,5 kWh. A autonomia é de até 300 km. A recarga pode ser feita em tomadas de corrente alternada de 7 kW (até 7 horas para carga completa) ou de 40 kW (1,5 hora). Entre os principais itens de série, o BYD e5 traz controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, volante multifuncional, bancos em couro sintético, faróis de neblina, luzes de posição em LED e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Além do BYD e5, outros veículos elétricos já foram incorporados à frota de equipes da polícia militar. Em São Paulo, duas unidades do Nissan Leaf fazem parte de um projeto-piloto para patrulhamento na capital do estado. Já no Espírito Santo, 10 unidades do Chevrolet Bolt são utilizadas no serviço de patrulha escolar e servem como base para um estudo sobre mobilidade elétrica na região. 

Fotos: Divulgação/PMSP

Sair da versão mobile