Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

RS3: motor mantido

Audi RS3 da geração anterior

A Audi confirmou no último domingo (19) ao site Top Gear que a versão mais apimentada do hatch A3, o RS3, será impulsionada pelo seu famoso motor de cinco cilindros, equipado com turbo e injeção direta de combustível.  O modelo deverá ser apresentado em 2015.

Segundo Stephan Reil, diretor técnico da linha Quattro da Audi, manter o uso do motor de cinco cilindros nunca esteve em dúvida. “Este propulsor nos diferencia de toda a concorrência e a base de fãs dele é enorme”, justificou.

Para estar em cumprimento com a norma europeia EU6 de emissões de poluentes, no entanto, algumas alterações tiveram que ser feitas no propulsor. Os engenheiros alteraram os desenhos dos pistões, implantaram um novo sistema de  injeção de combustível, redesenharam o sistema de admisão e investiram na diminuição do atrito entre as peças móveis.

Apesar do investimento para reduzir as emissões de poluentes, o motor 2.5 não desapontará quanto ao seu rendimento. Na verdade, de acordo com Reil, o propulsor está ainda melhor neste quesito. “A geração anterior tinha 340 cv. Agora temos mais força.” De acordo com a especulação do Top Gear após rodar com um protótipo do RS3, estima-se que o modelo tenha mais de 360 cv.

Para trabalhar com o novo motor revisado, a Audi deverá manter a transmissão automática DSG de sete velocidades. Para dar suporte à nova cavalaria, a marca alemã também informa ter melhorado  o sistema de direção e freios. A plataforma MQB ainda possibilitou uma redução de 55 kg entre uma geração e outra, com o adicional de ainda ter melhorado a distribuição de pesoentre os dois eixos.

 

Sair da versão mobile